Colunistas
Como a tecnologia pode auxiliar na segurança de pequenos e médios varejistas durante o movimento de fim de ano?
As festas de final de ano estão chegando e o setor de varejo passa a operar em ritmo acelerado para atender ao aumento da demanda. Esse período, que proporciona um movimento maior na economia e impulsionamento nas vendas, por outro lado, também impõe um desafio para os lojistas: o aumento nos casos de furtos e roubos. Segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em 2023, os furtos — tanto externos quanto internos — representaram, em média, 31,7% das perdas no varejo. Diante desse cenário, a tecnologia surge como ferramenta indispensável para a segurança, oferecendo soluções inteligentes que ajudam a prevenir essas perdas e a otimizar a operação das lojas.
Monitorando fluxo e densidade
Hoje, os sistemas de monitoramento e de gestão de clientes e colaboradores estão mais sofisticados, fornecendo dados quantitativos e qualitativos, em tempo real, sobre a circulação da sua loja, seja de quem entra, quanto tempo permanece e até mesmo quem passou na porta da sua loja e não entrou. Com a aplicação de Inteligência Artificial (IA), gerando dados para tomada de decisão em tempo rela, seja para regular a densidade do espaço ou para auxiliar no planejamento de pessoal e atendimento. O recurso diferencia clientes de colaboradores, calculando taxas de entrada e permanência, além de identificar áreas mais movimentadas, o que facilita para a adequação da equipe, minimizando o risco de incidentes. Com o auxílio de câmeras de mapeamento de calor, os locais com maior movimentação podem ser identificados, permitindo redirecionar o fluxo de pessoas, evitando filas e esperas prolongadas. Em horários de pico, o lojista pode destinar recursos de forma eficiente e criar um ambiente mais organizado e seguro para os consumidores.
Integração de sistemas: uma camada extra de proteção
A integração de câmeras com sistemas tradicionais, como alarmes e vigilância eletrônica, é um recurso altamente eficaz para coibir roubos e invasões, especialmente durante horários críticos ou no turno da noite. O reconhecimento facial, por exemplo, auxilia na verificação de identidades, ajudando a rastrear atividades suspeitas em tempo real. Em casos de acionamento de alarmes, as câmeras capturam imagens para verificação instantânea, aumentando a precisão nas respostas.
Mapeamento de calor e análise de comportamento de consumo
Outra inovação significativa é o uso do mapeamento de calor, que permite aos lojistas identificarem as áreas mais visitadas pelos compradores. Todas essas informações compiladas em BI, apresentadas em dashboards, por loja, grupo de lojas, facilitam a gestão das informações. Esses recursos ajudam não só na melhoraria e no monitoramento, mas também a aprimorar a disposição de produtos e a experiência de compra. Ao saber quais seções da loja têm maior fluxo de clientes, é possível otimizar a disposição dos itens e identificar pontos de atenção para aumentar o engajamento dos consumidores.
Em paralelo, sistemas de análise com Inteligência Artificial (IA) permitem que o varejista detecte atividades inusitadas ou agressivas, como brigas ou pessoas correndo, e até ações prejudiciais como fumar em áreas não permitidas. Um dos benefícios do recurso é que ele amplia o escopo de segurança ao cobrir aspectos do comportamento do consumidor, oferecendo uma visão completa da movimentação na loja e prevenindo problemas antes que eles escalem.
Soluções para lojas de menor porte
Nas lojas que enfrentam restrições orçamentárias, o uso de câmeras de monitoramento remoto é uma alternativa eficiente e de baixo custo. Esse tipo de equipamento cobre grandes áreas por meio de um único dispositivo, que realiza movimentos em 360 graus e se ajusta para captar diferentes ângulos, proporcionando a visão completa do espaço. Conectadas a um módulo de auditoria remota, as lentes permitem a detecção de irregularidades no layout, filas e demais problemas que possam prejudicar a experiência do consumidor. Ademais, o uso de bodycams em pequenos estabelecimentos está se tornando uma alternativa prática e discreta. Esses dispositivos compactos capturam imagens ao longo do expediente, sem ser invasivos, e podem ser revisados remotamente, ajudando a aumentar a segurança sem afetar o atendimento.
A combinação de diferentes tecnologias de monitoramento e análise está transformando a segurança no setor varejista. Investir nas inovações não apenas reduz furtos e roubos, mas contribui para a experiência de compra mais agradável, onde clientes e funcionários se sentem protegidos, proporcionando um ambiente propício para o aumento das vendas e fidelização do consumidor.
Imagem: Envato
*Gustavo Maciel é Gerente de Varejo da Hikvision, empresa com ampla gama de produtos de segurança físicos que fornece soluções integradas à IA para suporte aos usuários finais. Conta com novos aplicativos e possibilidades para gerenciamento e inteligência de negócios