Inovação

IA no atendimento ao cliente deverá ser mais humanizada

Published

on

Homem criando perfil na internet, conceito de inteligência artificial (IA)

Em um mundo cada vez mais digital, as expectativas dos consumidores em relação ao atendimento têm evoluído rapidamente. Nesse panorama a inteligência artificial (IA) emerge como a grande protagonista do atendimento ao cliente, mas com um diferencial que deve ser considerado fundamental: a humanização. De acordo com dados de uma pesquisa da McKinsey, em 2024, 72% das empresas ao redor do mundo já adotaram a IA no atendimento ao cliente, representando um avanço significativo em relação aos 55% registrados em 2023.

Segundo a diretora de operações  da dbm contact center, Melina Lass, a IA está se tornando uma ferramenta indispensável para as empresas que desejam aprimorar seus processos de atendimento ao cliente. “Com a crescente demanda por respostas rápidas, personalizadas e eficazes, a IA surge como uma solução estratégica para atender às expectativas dos consumidores e fortalecer a relação com a marca. Uma das principais vantagens da IA no atendimento ao cliente é sua capacidade de oferecer disponibilidade 24/7, garantindo suporte ininterrupto. Chatbots e assistentes virtuais, por exemplo, conseguem resolver dúvidas e problemas em tempo real, eliminando longas esperas e aumentando a satisfação do consumidor”, explica ela.

Humanização e credibilidade

Melina afirma que nos próximos anos, o atendimento ao cliente será marcado por avanços tecnológicos e pela valorização de relações de confiança. “A Inteligência Artificial veio para revolucionar o atendimento, mas é fundamental que ela não perca o toque humano. A experiência do cliente não pode ser robótica e sim refletir os valores da marca e demonstrar empatia nas interações”, afirma.

Além disso, uma tendência forte para o próximo ano será o foco na credibilidade das empresas, já que consumidores estão cada vez mais atentos à procedência dos produtos e serviços e desconfiados de preços muito abaixo do mercado. Essa mudança de comportamento reflete uma demanda por segurança e transparência. “Antes de escolher uma marca, os consumidores têm investigado muito mais. Não é apenas sobre preço baixo, é sobre confiar que a empresa entregará o que promete. Para conquistar esse cliente mais criterioso, as marcas precisam priorizar qualidade, clareza e valores éticos”, complementa a diretora.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *