Economia
IA vai influenciar mais de US$ 200 bilhões em vendas de fim de ano
À medida que mais varejistas integram a IA na experiência de compras, a tecnologia está a caminho de gerar mais de US$ 200 bilhões em vendas de fim de ano, um aumento de 12% em relação ao ano passado, segundo uma análise da Salesforce.
Desde a Cyber Monday, o uso de IA generativa e agentes por varejistas cresceu 23% semana após semana, informou a Salesforce. As vendas globais online entre 1º de novembro e 15 de dezembro atingiram US$ 849 bilhões, um aumento de 4% em comparação ao ano anterior, de acordo com o relatório.
A análise da Salesforce demonstra o impacto crescente da IA no varejo, abrangendo desde recomendações de produtos até atendimento ao cliente. Desde o início de novembro, a IA influenciou 19% dos pedidos internacionais por meio de promoções personalizadas, recomendações de produtos ou suporte a pedidos. Empresas que utilizaram IA durante a temporada de fim de ano viram um maior engajamento (38%) do que aquelas que não usaram (21%), informou a Salesforce.
“Enquanto os varejistas buscam lucrar com o frenesi final de compras, os agentes de IA são uma tábua de salvação”, disse Caila Schwartz, diretora de insights e estratégias para o consumidor na Salesforce. “Ao lidar com perguntas, problemas de pedidos e recomendações personalizadas, esses agentes tornam as compras de última hora mais fáceis. Esses varejistas conquistarão uma fatia maior das vendas de fim de ano.”
Enquanto isso, algumas pesquisas sugerem que os consumidores estão aderindo mais à tecnologia, mas problemas de confiança estão impedindo uma adoção mais ampla. Segundo um relatório da Perfect Corp., os principais motivos pelos quais os consumidores recorrem à IA incluem:
- Receber ajuda de assistentes virtuais (26%);
- Utilizar tecnologia de provador virtual (23%);
- Acessar opções de busca personalizadas (23%).
No entanto, o uso da IA generativa está dividido entre os consumidores: quase metade (48%) afirma que não usa a tecnologia, enquanto 52% disseram que usam ou planejam usar no futuro. Outra pesquisa da Bain revelou que o principal motivo pelo qual os consumidores não utilizam IA generativa é a satisfação com seus hábitos de compras atuais.
Enquanto os consumidores ponderam se devem adotar a tecnologia, os varejistas estão lançando ferramentas de IA generativa para atrair clientes. Neste mês, a Target apresentou seu Bullseye Gift Finder, que utiliza IA generativa para recomendar produtos, além do novo Assistente de Compras alimentado por IA generativa, um chatbot que fornece recomendações e responde perguntas. A Nordstrom também aprimorou recentemente sua experiência de compras de fim de ano com um aplicativo móvel atualizado que utiliza GenAI.
Imagem: Envato
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo