E-commerce
Vendas globais online de fim de ano atingem US$ 849 bilhões até agora
As vendas globais online para a temporada de fim de ano de 2024 (1º de novembro – 14 de dezembro) chegaram a US$ 849 bilhões, um aumento de 4% em relação ao ano anterior, segundo dados da Salesforce. Isso é inferior ao crescimento de 8% registrado pela Salesforce para as vendas online globais e nos EUA durante as primeiras quatro semanas da temporada de fim de ano de 2024, mas ainda representa uma melhoria significativa após meses de crescimento lento das vendas digitais.
Além disso, a Salesforce relatou que as vendas digitais durante a Cyber Week (28 de novembro – 2 de dezembro) atingiram US$ 76 bilhões nos EUA, um aumento de 7% em relação ao ano anterior, e US$ 314,9 bilhões globalmente, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Esses números superaram as estimativas iniciais da Salesforce, que previam que as vendas digitais chegariam a US$ 311 bilhões mundialmente durante a Cyber Week.
A Salesforce também está divulgando dados e fazendo previsões sobre o desempenho da inteligência artificial, dispositivos móveis e da modalidade compre-online-retire-na-loja (BOPIS) durante a temporada de fim de ano de 2024.
IA
Desde a Cyber Monday (2 de dezembro), os varejistas aumentaram o uso de inteligência artificial generativa e agentes em 23% semana após semana. A Salesforce prevê que a IA está no caminho para influenciar mais de US$ 200 bilhões em vendas de fim de ano durante toda a temporada, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.
Dispositivos móveis
Os dados da Salesforce indicam que pagamentos via carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay e PayPal, continuam com alta adoção, com um aumento de 16% em relação ao ano anterior globalmente na semana seguinte à Cyber Monday. Segundo previsões da Salesforce, os consumidores usarão opções de pagamento por carteira digital para 24% de todos os pedidos globais da temporada de fim de ano.
Além disso, a Salesforce afirma que dispositivos móveis se tornaram o canal principal para compras de fim de ano, com a adoção continuando a crescer à medida que as experiências dos consumidores melhoram.
De acordo com a Salesforce, 78% de todo o tráfego digital global veio de dispositivos móveis desde 1º de novembro, com dispositivos móveis representando também 69% de todos os pedidos online desde essa data. A Salesforce projeta que, de 23 a 25 de dezembro, 83% de todo o tráfego online e 76% de todos os pedidos online serão feitos por dispositivos móveis.
BOPIS
A Salesforce relata que o BOPIS (compre-online-retire-na-loja) representou 21% dos pedidos online na semana após a Cyber Monday. Durante o fim de semana de 21 a 22 de dezembro, a Salesforce prevê que o número de pedidos via BOPIS dobrará em comparação com o restante da temporada, chegando a quase 40% de todos os pedidos online para varejistas que utilizam a funcionalidade de retirada em loja.
Outros Resultados
- 6% de todos os pedidos desde 1º de novembro foram feitos com opções de compre-agora-pague-depois (BNPL);
- Desde 1º de novembro, cerca de 8,3% das compras foram devolvidas, acima dos 6,6% em 2023;
- A Salesforce espera que a taxa global de devoluções atinja 13% durante o Natal e a Semana do Boxing Day (23 a 28 de dezembro), acima dos 12% em 2023, totalizando mais de US$ 133 bilhões em devoluções nesta temporada de fim de ano.
A Salesforce analisou dados agregados para produzir insights de fim de ano a partir da atividade de mais de 1,5 bilhão de compradores globais em mais de 89 países, com foco em 18 mercados-chave: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Japão, Holanda, Austrália, Nova Zelândia, Ásia-Pacífico (excluindo Japão, Austrália e Nova Zelândia), Suíça, América Latina (LAM), Oriente Médio e África (MEA), Europa Oriental, Bélgica e os países Nórdicos.
Imagem: Freepik
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo