E-commerce
Como o TikTok Shop está mudando a forma como as marcas alcançam os clientes
Enquanto uma possível proibição da plataforma de mídia social nos EUA se aproxima, o TikTok Shop está se esforçando para captar o poder de compra da Geração Z e conquistar participação de mercado de concorrentes do comércio eletrônico.
No início de dezembro, o TikTok entrou com uma moção de emergência para impedir a proibição antes de 19 de janeiro. Segundo o tribunal, se a controladora chinesa ByteDance não vender o TikTok antes do prazo, o aplicativo será ilegal nos Estados Unidos. No final de dezembro, a Suprema Corte concordou em analisar o recurso do TikTok contra uma lei federal que proibiria o aplicativo.
Isso ocorre enquanto o aplicativo cresce em popularidade, especialmente entre os consumidores. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo TikTok, 70% dos usuários dizem que descobrem novas marcas e produtos na plataforma, e 83% afirmam que o TikTok influencia suas decisões de compra. Além disso, a empresa relata que três em cada quatro usuários têm maior probabilidade de comprar algo enquanto usam o TikTok.
Mesmo antes do recurso de compras ser lançado nos EUA em 2023, marcas já utilizavam o TikTok para alcançar consumidores, especialmente os mais jovens.
A plataforma começou a realizar seus próprios eventos de vendas, semelhantes aos da Amazon, Walmart e Target. Sua promoção de verão, Deals for You Days, tornou-se um evento recorrente, com consumidores nos EUA gastando, em média, US$ 52 durante a venda.
Michael Maloof, chefe de marketing da Earnest Analytics, afirmou que as compras no TikTok estão se tornando muito promocionais e em competição direta com as vendas sazonais dos grandes varejistas.
“O TikTok Shop está quase em todo lugar. Está se tornando cada vez mais promocional e alinhado aos ciclos de promoção de grandes varejistas de e-commerce. Eles fizeram um ótimo trabalho em converter os usuários da plataforma em compradores”, disse Maloof.
O TikTok Shop continua expandindo sua abordagem de e-commerce ao formar parcerias, como com a Real Authentication, lançar uma categoria de produtos de luxo usados no Reino Unido e criar um programa acelerador para empresas pertencentes a mulheres e pessoas LGBTQIA+. Na Black Friday, o TikTok Shop gerou mais de US$ 100 milhões em vendas em um único dia, triplicando os resultados do ano anterior.
Apesar das incertezas sobre o futuro do aplicativo, marcas, influenciadores e consumidores têm muito a ganhar com o TikTok Shop.
O impacto do TikTok para as marcas
Empresas tradicionais como Maybelline, Gap, Pizza Hut e Amazon têm aproveitado o TikTok para capitalizar a crescente influência da plataforma sobre os consumidores.
A E.l.f. Cosmetics foi a primeira marca a ser destaque no evento Super Brand Day do TikTok Shop. Durante um dia inteiro, o TikTok promoveu a marca de cosméticos na plataforma. A E.l.f. aproveitou o evento para lançar o spray Power Grip Dewy Setting Spray e uma música original, além de oferecer brindes para compras acima de US$ 15.
De forma semelhante, a Nike lançou a campanha Future Lab, que contou com um desafio de hashtag chamado #MagicBoots, no qual fãs exibiam suas habilidades no futebol usando calçados Nike. Em seis dias, o perfil da Nike no TikTok ganhou 215.000 seguidores, e a campanha gerou mais de 317 milhões de visualizações.
Oportunidades para influenciadores
O TikTok Shop também abriu novas portas para criadores de conteúdo, ao criar um programa de afiliados para influenciadores. Esse programa é baseado em comissões e conecta marcas aos criadores que promovem produtos.
Pesquisas mostram que quase 60% dos consumidores da Geração Z confiam em recomendações de micro-influenciadores.
Marcas como a Like Air, que vendia exclusivamente em redes de supermercados, agora utilizam o TikTok Shop para lançar novos sabores de pipoca e promover eventos de compras ao vivo com influenciadores contratados pela empresa.
A Geração Z e o TikTok Shop
Mais de 50% dos compradores da Geração Z nos EUA planejam realizar a maior parte de suas compras de final de ano no TikTok Shop, segundo um relatório de agosto da Fiverr. Além disso, a plataforma influencia 34% das decisões de compra dessa geração, mais do que recomendações de influenciadores ou buscas por IA generativa.
O TikTok Shop também está conquistando clientes de plataformas concorrentes como Temu e Shein. Segundo a Earnest Analytics, o TikTok Shop tem taxas de retenção mais altas, com 27% dos usuários retornando para comprar em até cinco meses após a primeira compra, superando Temu e Shein.
“A TikTok Shop ainda tem muito espaço para crescer, especialmente entre seus clientes existentes”, concluiu Maloof.
Imagem: Envato
Informações: Xanayra Marin-Lopez para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo