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Vendas de marcas próprias batem recorde em 2024
As vendas de marcas próprias atingiram um novo recorde no ano passado, alcançando US$ 271 bilhões, de acordo com dados da Circana citados pela Private Label Manufacturers Association – PLMA. As vendas cresceram 3,9% em comparação com 2023, conforme o relatório.
O crescimento das vendas superou o das marcas nacionais, que subiu apenas 1% ano a ano.
A PLMA destacou que os 10 departamentos de alimentos e produtos não alimentícios monitorados pela Circana registraram crescimento anual em dólares para marcas próprias.
Itens refrigerados, alimentos em geral e bebidas tiveram alguns dos maiores crescimentos, segundo o relatório. Os produtos refrigerados cresceram 7,5%, enquanto as duas últimas categorias apresentaram crescimento de aproximadamente 4%, de acordo com os dados da Circana.
Grandes varejistas estão impulsionando o crescimento das vendas com lançamentos de novas linhas próprias. No ano passado, o Walmart lançou a linha de mercearia Bettergoods, a Amazon introduziu uma marca de descontos chamada Amazon Saver, e a Kroger apresentou uma marca de produtos agrícolas chamada Field & Vine.
O crescimento das vendas em 2024 dá continuidade à tendência de aumento das vendas de marcas próprias nos últimos anos. Em 2023, as vendas de marcas próprias alcançaram US$ 236 bilhões, um aumento de quase 5% em relação ao ano anterior.
Nos últimos quatro anos, as vendas anuais em dólares de private labels aumentaram quase 25%, segundo o relatório.
Desde 2021, as vendas unitárias de marcas próprias cresceram mais de 2%, enquanto as de marcas nacionais caíram quase 7%. O crescimento das vendas em 2024 é um testemunho do valor que elas oferecem aos consumidores, observou o relatório.
“A qualidade, o valor e a inovação que as marcas próprias fornecem são imbatíveis”, disse Peggy Davies, presidente da Associação, em um comunicado.
Imagem: Envato
Informações: Catherine Douglas Moran para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo