Operação
Ablos e Virtual Gate apresentam resultados do Índice de Consumidores no Varejo
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites de Shoppings (Ablos), em parceria com a Virtual Gate, apresentou os resultados do Índice de Consumidores no Varejo (ICV), que analisa o fluxo de pessoas em lojas físicas, abrangendo lojas de rua e shopping centers em todo o Brasil. O estudo avaliou dados coletados entre janeiro de 2022 e dezembro de 2024, fornecendo uma análise comparativa dos anos marcados pela retomada das operações após as restrições da pandemia.
Em 2024, o fluxo médio diário de consumidores apresentou retração em relação aos dois anos anteriores. Houve uma redução de 1,1% em comparação a 2023 e de 5,1% em relação a 2022. Nas lojas de rua, o fluxo diminuiu 3,9% em relação a 2023 e 12% ante 2022. Nos shopping centers, a redução foi de 0,4% em comparação a 2023 e 3,1% em relação a 2022.
A análise regional revelou que as regiões Norte e Sudeste registraram as maiores quedas em 2024, com retração de 2% e 1%, respectivamente, em relação a 2023. Comparando com 2022, a região Norte apresentou redução de 11%, enquanto o Sudeste teve queda de 4%. Em contrapartida, a região Sul registrou um aumento de 1% no fluxo de consumidores nos últimos dois anos. As regiões Nordeste e Centro-Oeste também apresentaram aumento de 1% em 2024 na comparação com 2023, embora tenham registrado quedas de 2% e 1%, respectivamente, em relação a 2022.
As lojas de rua, especificamente, continuaram enfrentando desafios. Entre 2023 e 2024, houve uma redução de fluxo de 3% no Centro-Oeste, 1% no Nordeste, 4% no Sudeste e 6% no Sul. No entanto, a região Norte registrou um aumento de 8% no fluxo de consumidores em lojas de rua no mesmo período.
Destaques por segmento e classe econômica
No recorte por classe econômica, lojas de shopping voltadas para a classe C foram as únicas a registrar aumento no fluxo médio diário de consumidores em 2024. Lojas direcionadas à classe D apresentaram a maior queda, com redução de 4%. Já as lojas voltadas às classes A e B apresentaram estabilidade no fluxo de consumidores.
Nos shopping centers, os segmentos de acessórios, cosméticos e moda íntima feminina registraram aumento no fluxo de consumidores em 2024, com desempenho positivo em relação aos anos anteriores.
Panorama e expectativas
A análise do Índice de Consumidores no Varejo foi realizada com dados de mais de 1.700 lojas em todo o Brasil e reflete os desafios do varejo físico em um cenário econômico em recuperação. Segundo a Ablos, os resultados fornecem subsídios estratégicos para lojistas ajustarem suas operações às mudanças no comportamento do consumidor.
O presidente da Ablos, Mauro Francis, ressaltou a importância do estudo, “A análise do fluxo de pessoas nas lojas de shopping é essencial para desenvolver estratégias que atraem mais clientes, revitalizam as lojas físicas e ajudam no aumento das vendas. A Virtual Gate é uma parceira que fornece informações fundamentais para orientar nossos associados em seus negócios”, explica Francis.