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1 em cada 6 empresas está hesitante em contratar recém-formados
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Em agosto de 2024, a Intelligent.com entrevistou 966 líderes empresariais envolvidos em decisões de contratação para entender suas percepções sobre a contratação de recém-formados da Geração Z. Veja o que eles descobriram:
- 75% das empresas afirmam que algumas ou todas as contratações de recém-formados este ano foram insatisfatórias;
- 6 em 10 empresas demitiram um recém-formado contratado em 2024;
- 1 em cada 6 gerentes de contratação diz estar hesitante em contratar profissionais desse grupo;
- Gerentes de contratação apontam que recém-formados são despreparados para o mercado de trabalho, não conseguem lidar com a carga de trabalho e são pouco profissionais;
- 1 em cada 7 empresas pode evitar contratar recém-formados no próximo ano;
- 9 em cada 10 gerentes de contratação acreditam que esse profissionais deveriam passar por um treinamento de etiqueta corporativa;
- 3 em cada 4 empresas relatam problemas com eles.
Neste ano, 94% das empresas contrataram recém-formados. Entre elas, apenas 25% disseram que todas as contratações foram bem-sucedidas, enquanto 62% afirmaram que apenas algumas tiveram sucesso. Além disso, 14% relataram que poucas ou nenhuma contratação foi satisfatória.
Os principais motivos para essas contratações não darem certo foram:
- Falta de motivação ou iniciativa (50%);
- Falta de profissionalismo (46%);
- Habilidades de comunicação deficientes (39%);
- Dificuldade em aceitar feedback (38%);
- Falta de habilidades para resolver problemas (34%).
Além disso, 6 em cada 10 empresas precisaram demitir um recém-formado contratado este ano.
“Muitos recém-formados enfrentam dificuldades ao ingressar no mercado de trabalho, pois o ambiente corporativo pode ser muito diferente do ambiente acadêmico. Muitas vezes, eles não estão preparados para um ambiente menos estruturado, para as dinâmicas culturais do trabalho e para a expectativa de autonomia. Apesar de terem conhecimento teórico, frequentemente carecem de experiência prática e habilidades interpessoais essenciais para o sucesso profissional.”, disse Huy Nguyen, Conselheiro-Chefe de Educação e Desenvolvimento de Carreira da Intelligent.com.
Segundo Nguyen, as empresas também têm responsabilidade em preparar os recém-formados para o ambiente corporativo, oferecendo programas formais de integração e mentorias para ajudá-los a se adaptar.
Mais da metade dos gerentes de contratação acreditam que recém-formados não estão prontos para o mercado
Os gerentes de contratação expressam várias preocupações em relação aos recém-formados:
- 65% acreditam que eles são mimados;
- 63% acham que se ofendem com facilidade;
- 55% dizem que eles têm pouca ética de trabalho;
- 54% afirmam que eles não respondem bem ao feedback;
- 53% acreditam que eles são despreparados e têm habilidades de comunicação ruins.
Além disso:
- 21% afirmam que recém-formados frequentemente não conseguem lidar com a carga de trabalho;
- 20% dizem que eles costumam se atrasar para começar a trabalhar;
- 19% notam que eles não se vestem de maneira profissional;
- 18% dizem que eles frequentemente se atrasam para reuniões;
- 17% acham que são difíceis de gerenciar;
- 15% relatam que eles costumam entregar tarefas atrasadas.
Diante desse cenário, 46% dos gerentes de contratação acreditam que os recém-formados deveriam passar por um treinamento obrigatório de etiqueta corporativa.
1 em cada 7 empresas pode não contratar recém-formados em 2025
A maioria das empresas (84%) pretende continuar contratando recém-formados no próximo ano. No entanto, 5% afirmam que não irão contratar esse grupo, e 10% ainda não decidiram.
Os principais motivos para evitar contratações do grupo incluem:
- 51% não têm vagas para posições de entrada;
- 31% acreditam que a Geração Z não está preparada para o mercado de trabalho;
- 31% dizem que a alta rotatividade de recém-formados é um problema;
- 27% já tiveram experiências negativas com recém-formados;
- 22% preferem promover talentos internos.
Além disso, 1 em 6 gerentes de contratação se sente hesitante em contratá-los, com 13% sendo “um pouco hesitantes” e 4% extremamente hesitantes.
Para os gerentes de contratação que hesitam em contratar esse grupo, os fatores que poderiam mudar essa percepção incluem:
- 57% gostariam de ver mais iniciativa;
- 56% valorizam uma atitude positiva;
- 54% esperam um forte senso de ética profissional;
- 53% querem candidatos mais adaptáveis;
- 50% consideram importante que sejam receptivos a feedback;
- 49% valorizam pontualidade e confiabilidade.
“Os recém-formados devem demonstrar profissionalismo não apenas seguindo normas antigas, mas sendo respeitosos e comprometidos com seu trabalho. Eles devem observar a cultura da empresa, buscar feedback e se mostrar dispostos a aprender. Além disso, devem compartilhar exemplos de projetos acadêmicos ou experiências extracurriculares que demonstrem sua capacidade de adaptação e resolução de problemas.”, finaliza Huy Nguyen.
Imagem: Envato
Informações: Intelligent.com
Tradução livre: Central do Varejo