Operação
Nike contrata executivo do McDonald’s como novo diretor de comunicação

A Nike anunciou nesta segunda-feira que Michael Gonda será seu novo Chief Communications Officer (diretor de comunicação), com início previsto para 7 de julho.
Em seu novo cargo, Gonda comandará as operações e a estratégia global de comunicação da empresa, abrangendo reputação corporativa e da marca, storytelling, gestão de crises e engajamento de funcionários. Ele responderá diretamente a Elliott Hill, presidente e CEO da Nike, segundo comunicado à imprensa.
Antes de ingressar na Nike, Gonda ocupou vários cargos de liderança na McDonald’s Corporation, sendo o mais recente o de Chief Impact Officer para a América do Norte. Ele também atuou em funções executivas na Chobani e na agência de comunicação Weber Shandwick.
Gonda é um dos vários novos nomes que se juntaram à Nike nos últimos meses.
Em outubro, Hill assumiu o lugar do ex-CEO John Donahoe, que se aposentou após a estratégia de vendas diretas ao consumidor (DTC) da marca apresentar dificuldades. Hill tem agido rapidamente para montar sua equipe: em novembro, foi nomeado um novo chefe global de marketing esportivo; antes mesmo da chegada de Hill, um novo líder para a operação na América do Norte já havia sido anunciado; e no mês passado, Amy Montagne foi nomeada presidente da marca Nike. A empresa também anunciou recentemente executivos para as áreas de iniciativas de crescimento e inovação, design e produto.
Ao mesmo tempo, diversos executivos veteranos deixaram a empresa, como o diretor de inovação John Hoke, a presidente de consumidor, produto e marca Heidi O’Neill e o líder de marketing global John Slusher.
No comunicado sobre a contratação de Gonda, Hill afirmou que ele é “o líder certo para nos ajudar a recolocar a Nike no centro do esporte”.
“Michael é um líder profundamente estratégico, emocionalmente inteligente e orientado por propósito, que entende o poder do storytelling para mover marcas e pessoas”, disse Hill em nota. “Sua visão para comunicações impactantes, seu instinto para formar equipes de alto desempenho e sua capacidade de criar conexões autênticas ajudarão a Nike a amplificar a voz do esporte e dos atletas ao redor do mundo de maneiras ousadas e significativas.”
A Nike está renovando sua liderança enquanto enfrenta queda nas vendas. No último trimestre, a receita caiu 9% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 11,3 bilhões. As vendas diretas ao consumidor despencaram 12%, e o canal de atacado registrou uma queda de 7%.
Diante desses desafios financeiros, a Nike está reaproximando-se dos parceiros de atacado e reformulando sua estratégia de marketing. Em dezembro, Hill mencionou que a empresa busca reconstruir esses relacionamentos após anos focando na estratégia DTC. A marca também promete investir mais em storytelling, fortalecer equipes locais e reduzir promoções.
No fim de maio, a empresa anunciou aumentos de preços e o retorno de seus produtos à Amazon, seis anos após ter interrompido as vendas na plataforma de e-commerce.
Imagem: Divulgação
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo