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Excesso de anúncios é um dos principais motivos para abandono de carrinhos online

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De acordo com um estudo da empresa de tecnologia para e-commerce Rokt e The Harris Poll, 29% dos consumidores online afirmam que ser exposto a muitos anúncios é um dos principais motivos para abandonar seus carrinhos de compras.

A pesquisa “The Joy of Checking Out”, que entrevistou 7.061 pessoas nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália e Japão, também descobriu que os consumidores classificam as compras como a atividade que mais lhes proporciona alegria ao passar tempo online. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, o consumo de conteúdo via streaming e a interação nas redes sociais.

“Os consumidores se sentem frustrados quando são bombardeados por muitos anúncios, pois isso os faz sentir mais como alvos de venda do que como clientes valorizados”, afirma Elizabeth Buchanan, Diretora Comercial da Rokt.

“Marcas bem-sucedidas utilizam a IA para construir relacionamentos significativos com seus clientes, priorizando a relevância em vez do volume ao compartilhar mensagens. Ao oferecer experiências relevantes – o que pode significar não exibir anúncios em certos casos –, as marcas podem aumentar a conversão, fortalecer a lealdade do cliente e maximizar o valor do cliente ao longo do tempo.”

Principais descobertas do estudo

  • Nos EUA, 70% dos consumidores gastam mais dinheiro em empresas que demonstram compreender suas preferências, e 47% afirmam que voltariam a comprar de uma marca que oferece uma experiência relevante. Além disso, 32% dos entrevistados disseram que desejam se tornar membros do programa de fidelidade da marca após uma experiência de compra envolvente;

  • 4% dos consumidores preferem não receber nenhuma oferta a receber uma que não seja relevante para eles. Entre a Geração Z, 28% relatam sentir-se sobrecarregados quando recebem muitas ofertas ou conteúdos irrelevantes;

  • 48% dos entrevistados acreditam que a IA já está sendo usada em suas experiências de compra online. Nos EUA, 67% dos consumidores reconhecem o uso da IA para assistência em buscas, e 68% sabem que ela é aplicada para oferecer cupons e promoções personalizadas;

  • No entanto, os consumidores avaliam algumas experiências de compra impulsionadas por IA como “agradáveis” e outras como “assustadoras”. Ofertas personalizadas e avaliações de produtos são consideradas as mais agradáveis, enquanto chatbots e marcas que antecipam desejos ou necessidades dos clientes são vistas como as interações mais inquietantes;

  • 78% dos Millennials e 77% da Geração Z sentem-se mais confiantes em suas compras quando acreditam que a marca compreende suas preferências. Além disso, 73% da Geração Z afirmam que são mais propensos a comprar de marcas que oferecem produtos ou serviços personalizados de acordo com suas necessidades.

Imagem: Envato
Informações: Retail Tecnhology Innovation Hub
Tradução livre: Central do Varejo
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