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Amazon atualiza Alexa+ com IA generativa

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A Amazon reformulou seu assistente pessoal de IA para tornar a Alexa mais “conversacional, inteligente e personalizada” do que sua versão anterior, informou a empresa na quarta-feira (26). O novo Alexa+ é alimentado por inteligência artificial generativa e tem como foco ajudar ainda mais os consumidores em suas tarefas diárias.

A Amazon aprimorou seus modelos de linguagem avançados para criar “especialistas”, que são grupos de sistemas, interfaces de programação de aplicativos (APIs) e instruções programadas para atender a solicitações mais específicas dos clientes.

Por exemplo, o Alexa+ pode receber comandos para dispositivos inteligentes de marcas como Phillips Hue e Roborock, fazer reservas por meio do OpenTable e Vagaro, realizar pedidos de supermercado no Amazon Fresh e Whole Foods Market, além de enviar lembretes sobre vendas de ingressos na Ticketmaster.

A Amazon quer que seu assistente pessoal trabalhe mais e realize mais tarefas para os usuários com essa atualização. Com diversas melhorias focadas em automação, música, casa e entregas, a ferramenta se conecta a várias plataformas de terceiros.

Os usuários podem compartilhar documentos, e-mails, fotos e mensagens para que o Alexa+ se lembre, resuma ou tome ações com base nessas informações. O assistente agora conta com capacidades autônomas, permitindo que navegue pela internet de forma independente e conclua tarefas em nome do consumidor.

O Alexa+ custa US$ 19,99 por mês, mas membros do Amazon Prime nos Estados Unidos terão acesso gratuito como parte dos benefícios do serviço. Durante o período de acesso antecipado, a ferramenta será lançada nos Estados Unidos nas próximas semanas para os dispositivos Echo Show 8, 10, 15 e 21. Os usuários poderão acessar o Alexa+ por meio de um novo aplicativo móvel disponível na App Store e no Google Play, além de uma versão baseada em navegador no site Alexa.com.

“Na Amazon, estamos aproveitando o poder transformador da IA generativa para reinventar as experiências que oferecemos aos clientes, e o Alexa+ é o exemplo mais recente disso”, afirmou Andy Jassy, CEO da Amazon, em uma publicação no LinkedIn.

Assim como outras grandes empresas de tecnologia, a Amazon está investindo fortemente em IA generativa, incluindo aplicações voltadas para os consumidores. No ano passado, a empresa lançou o Rufus, uma ferramenta de compras baseada em IA generativa integrada ao aplicativo e site da Amazon. Em 2023, Jassy afirmou que a Amazon aumentaria seus investimentos nessa tecnologia, considerando-a uma base para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

No mesmo ano, a empresa demitiu centenas de funcionários de suas equipes de Alexa nos Estados Unidos e no Canadá.

Imagem: Divulgação
Informações: Xanayra Marin-Lopez para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

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