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Dia do Consumidor: 6 especialistas revelam como aumentar as vendas e otimizar os gastos na data

O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, é uma das datas mais importantes para o varejo, com crescente movimentação nas vendas. Em 2024, o setor registrou alta de 4,7%, o maior crescimento desde 2012, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). No e-commerce, o aumento foi de 10,5% em relação ao ano anterior, conforme dados da ABComm. À medida que os consumidores se tornam mais exigentes, a personalização e a experiência de compra ganham destaque. A seguir, 6 especialistas compartilham recomendações para melhorar a experiência do cliente e equilibrar os descontos de forma estratégica:
E-Commerce e a otimização dos sites
“Para o e-commerce, o Dia do Consumidor é uma excelente oportunidade para fidelizar clientes e aumentar as conversões. É essencial otimizar o desempenho do site para garantir uma experiência de compra fluida. Oferecer cupons, um checkout simplificado, e opções de pagamento variadas são ações fundamentais, além de garantir que o site esteja otimizado para dispositivos móveis. Utilizar landing pages exclusivas para promoções cria um senso de urgência e direciona o tráfego de forma eficaz. Com uma jornada de compra sem obstáculos, é possível aumentar as vendas e construir uma relação sólida de confiança com os consumidores”, complementa Lucas Castellani, CEO da Cartpanda.
Descontos e ofertas nas lojas físicas
“Olhando para os pequenos empreendedores, é crucial equilibrar os descontos para não comprometer a saúde financeira do negócio. Por exemplo, se o custo de um produto é R$ 100, um desconto de 10% representa uma redução de R$ 10, o que pode impactar a margem de lucro se não for bem planejado. No Dia do Consumidor, além de ajustar as ofertas, é importante explorar alternativas como amostras grátis, brindes e eventos especiais que aumentam a percepção de valor, sem comprometer tanto a margem. Essas estratégias ajudam a estimular a fidelização e proporcionam uma experiência única ao cliente”, afirma André Seibel, CEO do Circuito de Compras.
Estratégias de comunicação e marketing
“Ao longo dos anos, o Dia do Consumidor deixou de ser apenas uma data promocional e se tornou uma oportunidade estratégica para marcas fortalecerem o relacionamento com seu público. Mais do que oferecer descontos, as empresas precisam entender as reais necessidades dos consumidores e criar ações que gerem valor. Campanhas personalizadas, ações com influenciadores que tenham uma identificação genuína com a marca e experiências imersivas são algumas formas de construir uma comunicação autêntica e eficaz. Hoje, o que realmente gera resultados é estabelecer uma conexão verdadeira com as pessoas, indo além do tradicional”, diz Carolina Fernandes, CEO do HUB Cubo Comunicação.
Gestão do relacionamento
“As datas sazonais são os momentos mais estratégicos para o varejo brasileiro, mas e o pós-venda? Muitas marcas criam campanhas promocionais atrativas, geram conversões, mas não dão continuidade ao relacionamento com o cliente. E, assim, no próximo período sazonal, começam do zero novamente. O funil de vendas é uma figura tradicional no marketing, mas tem um problema: o relacionamento com o cliente não termina quando a venda acontece. Na verdade, implica continuidade. Por isso, as marcas precisam realizar uma gestão do relacionamento com seus compradores, entendendo que o fim de uma venda pode representar o início da próxima. O objetivo de todo negócio deve ser o que a Amazon batizou como ‘flywheel’: um ciclo (de preferência, infinito) em que a atual compra gera dados e insights que vão iniciar a próxima compra. Quanto mais o consumidor compra, mais informações temos para entender o que ele prefere ou precisa”, comenta André Cruz, CEO da Digital Manager Guru.
Prevenção a fraudes em e-commerces
“A melhor prevenção de fraude é invisível e não afeta a experiência de consumo. Na aquisição do cliente, é possível trabalhar para detectar bots ou atividades maliciosas já na primeira interação do potencial cliente com a marca. Do login do cliente ao encaminhamento para o checkout, é possível identificar padrões e comportamentos tipicamente fraudulentos, como a navegação direta para um produto de alto valor agregado (sem a realização de comparações), copy/paste de todos os dados do formulário de pagamento. Em uma transação pelo celular, solicitar o reconhecimento facial do cliente é um processo simples e rápido, por exemplo. Além disso, é possível usar dados indiretos, como o código de identificação do aparelho, apps maliciosos instalados e a velocidade de digitação, para aumentar a certeza de que se trata de um cliente e não de uma fraude. No checkout, por fim, um processo de autenticação faz toda a diferença entre o sucesso na venda e um cliente que abandona o carrinho. Quando o usuário é autenticado ao longo de toda a jornada de compras, já está claro se essa é uma fraude ou um processo legítimo”, reforça Thiago Bertacchini, especialista no assunto e Head de Vendas da Nethone, solução de prevenção de fraudes da Mangopay.
Inteligência de dados para maximizar performance
“O Dia do Consumidor é uma oportunidade estratégica para os sellers se destacarem no e-commerce, e a inteligência de dados é essencial para isso”, afirma Juliana Vital, Global Chief Revenue na Nubimetrics, plataforma que auxilia grandes marcas a se posicionarem no e-commerce por meio de análises avançadas de dados de mercado e tendências. “Ajudamos os vendedores a identificarem tendências de mercado, ajustarem a rentabilidade de seus anúncios de forma competitiva e investirem nos produtos certos para maximizar a conversão e otimizar performance. Ao analisar dados de comportamento de mercado e concorrência, é possível tomar decisões mais assertivas, evitando estoques parados e aumentando a conversão. A combinação de dados e estratégia faz toda a diferença para transformar essa data em um grande sucesso”, finaliza a profissional.
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