Inovação
Pinterest lança recursos de busca visual com IA generativa

O Pinterest está ampliando as capacidades de busca visual da sua plataforma.
A rede social anunciou um conjunto de novos recursos baseados em inteligência artificial generativa, que permite aos usuários interagir de forma mais profunda com os pins de imagens de moda feminina nos EUA, Canadá e Reino Unido — com planos de expansão para outras categorias e países em breve.
“Nossa tecnologia de busca visual representa uma mudança na forma como os usuários interagem e descobrem inspiração”, disse Dana Cho, vice-presidente de design do Pinterest. “Não estamos apenas entregando resultados de busca — estamos criando uma jornada personalizada de descoberta, que capacita cada pessoa a encontrar seu estilo único e também comprá-lo.”
Usuários nos mercados elegíveis agora poderão acessar esses recursos diretamente pelo botão “buscar imagem” ou mantendo o dedo pressionado em qualquer pin do feed inicial.
O Pinterest está utilizando modelos de linguagem visual (VLMs) — uma forma de IA generativa — para permitir que os usuários descrevam suas ideias de estilo por meio de imagens. Além disso, integrou modelos de embedding multimodal, que facilitam a busca combinando imagem e texto, para encontrar exatamente aquilo que reflete o gosto pessoal de cada usuário.
Quando alguém visualiza um pin, o Pinterest agora gera palavras-chave que ajudam a entender o que chamou atenção na imagem, facilitando a exploração e a compra. Para ajudar ainda mais, um novo efeito animado de brilho destaca os objetos que podem ser selecionados e pesquisados.
Com isso, a plataforma agora consegue decodificar imagens, permitindo que o usuário busque e compre detalhes específicos de um look — como estilo, paleta de cores, caimento ou categoria do produto. Por exemplo, ao ver um look interessante, é possível usar o filtro “estilo” para ver roupas parecidas, ou “ocasião” para opções mais formais.
Outros recursos visuais do Pinterest incluem o uso da ferramenta Lens, que permite tirar fotos do mundo físico ou da internet e encontrar itens semelhantes à venda, abrangendo diversos lojistas e faixas de preço. A função “comprar semelhantes” também usa IA para sugerir produtos visualmente parecidos com os elementos da imagem — inclusive em vídeos.
Imagem: Envato
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo