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Meituan anuncia investimento de US$ 1 bilhão no Brasil

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Meituan, Keeta

A empresa chinesa Meituan anunciou, na segunda-feira (12), que vai investir US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,6 bilhões) no Brasil nos próximos cinco anos para lançar sua marca de delivery Keeta no país.

O anúncio foi feito durante um seminário empresarial China-Brasil realizado em Pequim, na China, durante visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O Brasil é um mercado enorme com grande potencial”, afirmou Wang Xing, fundador e CEO da Meituan, segundo o jornal chinês Daily China. “A Keeta visa aprimorar a experiência do consumidor, apoiar o crescimento de restaurantes locais e criar mais oportunidades de emprego.”

De acordo com a empresa, o plano inclui a construção de uma rede nacional de delivery de comida no Brasil. A plataforma pretende oferecer aos parceiros locais ferramentas digitais e de marketing para apoiar a expansão dos negócios.

“A globalização é uma das estratégias de longo prazo da Meituan”, declarou Wang. “Estamos entusiasmados em levar nossa experiência em entrega de comida e tecnologia avançada para novos mercados como o Brasil, assim como fizemos na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio. Estamos ansiosos para oferecer mais opções aos consumidores brasileiros e contribuir para o desenvolvimento econômico do país.”

Atualmente, a Keeta opera em Hong Kong, onde, segundo a Meituan, ajudou restaurantes parceiros a dobrar as vendas desde seu lançamento, há dois anos. A marca também estreou na Arábia Saudita em setembro de 2024, e atualmente cobre as principais cidades do país.

A Meituan é uma das maiores empresas de entrega de refeições do mundo, com 770 milhões de usuários ativos na China. A empresa está listada na Bolsa de Hong Kong e registrou uma receita de US$ 46 bilhões em 2024. No mercado chinês, a Meituan também realiza entregas por meio de drones.

O anúncio representa o segundo investimento bilionário no setor de delivery de comida no Brasil em um mês. Em abril, o grupo 99, controlado pela empresa chinesa Didi Chuxing, divulgou a intenção de investir R$ 1 bilhão para expandir sua operação de logística no país e relançar o serviço de delivery 99Food, que havia sido encerrado em 2023.

Com isso, a Keeta e o 99Food entram na disputa com o iFood, principal aplicativo de delivery do país. Controlado pelo grupo holandês Prosus, o iFood opera em cerca de 1,5 mil cidades brasileiras, com 55 milhões de clientes cadastrados e 380 mil estabelecimentos parceiros.

Imagem: Reprodução/Rest of World

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