Colunistas
A maior feira de varejo do Brasil (FBV)

Nesta semana, acontece a 11ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), um dos maiores eventos do setor no país. Mais do que uma vitrine de inovação, tecnologia e oportunidades de networking, a feira se consolida como um espaço de provocação e inspiração para empreendedores e empresários de diversos segmentos.
Após uma edição atípica no ano passado, impactada pelas cheias, a FBV retorna com força total para impulsionar o presente e antecipar o futuro do varejo. Realizada nos dias 21, 22 e 23 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, a feira promete mais de 70 horas de conteúdo distribuídas em quatro palcos temáticos. Os temas abrangem negócios, marketing, vendas e práticas de gestão — pilares essenciais para quem quer se manter relevante em um mercado em constante transformação.
O grande destaque deste ano é a presença internacional de Lee Peterson, um dos nomes mais aguardados da NRF, a maior feira de varejo do mundo, realizada anualmente em Nova York. Com sua palestra “O que traz o consumidor de volta?”, Peterson traz ao público brasileiro pesquisas práticas e insights de sua empresa que revelam tendências de comportamento e consumo. A presença dele por si só já é um indicativo do peso e da relevância que a FBV vem conquistando no cenário global.
Mais do que acompanhar inovações tecnológicas, a feira nos convida a refletir sobre uma tendência que vem ganhando força: em um mundo cada vez mais digital, eventos presenciais voltam a ocupar um lugar central. O toque, a experiência direta, o olho no olho — tudo isso tem se mostrado cada vez mais valorizado. A FBV é, nesse sentido, um ponto de encontro entre o físico e o digital, entre o agora e o amanhã.
Ainda dá tempo de participar e vivenciar essa experiência transformadora. Acesse www.feirabrasileiradovarejo.
Aproveito e lembro nossos leitores, que a Central do Varejo estará na primeira NRF da Europa em Setembro. Quer saber mais? Quer vir com a gente? Chama aí!
Imagem: Divulgação
*Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovattion Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.