Economia

Consumidores americanos apertam os orçamentos para evitar aumento de preços

Publicado

on

empréstimo; reforma tributária; consumidores

Diante da incerteza econômica e das ameaças iminentes de tarifas, os consumidores dos Estados Unidos estão adotando uma abordagem pragmática em relação às suas finanças.

A maioria (64%) dos consumidores antecipou compras planejadas ou fez estoque de produtos para se proteger de possíveis aumentos de preços, com destaque para os gastos das gerações Z e millennial (72%), segundo novos dados da Bread Financial. Quanto ao que estão comprando, os produtos mais citados são alimentos (36%), seguidos por eletrônicos (24%), roupas (19%), itens de beleza/cuidados pessoais (17%) e carros/caminhonetes (12%).

Outros dados revelam que 78% dos consumidores já mudaram seus hábitos de compra devido às preocupações com tarifas, sendo que 46% estão fazendo menos compras no geral.

Outros destaques dos dados da Bread Financial incluem:

  • Sete em cada dez consumidores afirmam que tarifas, inflação ou estresse econômico estão causando tensões em seus lares, com os gastos com alimentação liderando como principal fonte de preocupação.

  • Quarenta e quatro por cento começaram ou aumentaram sua poupança neste ano, e 64% dizem ter pelo menos alguma reserva financeira disponível.

  • Mais da metade (58%) dos entrevistados acredita que a economia permanecerá igual (17%) ou vai piorar (41%).

  • Pouco mais da metade (55%) sente-se confiante de que conseguiria lidar financeiramente com uma recessão.

  • Apesar das restrições, a maioria dos consumidores ainda tem algo de que não abre mão. O item mais citado: café (20%). Isso vale para todas as gerações, com exceção da Geração Z, que colocou itens de beleza/cuidados pessoais no topo da lista (16%).

Imagem: Freepik
Informações: CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *