Economia
Fluxo de visitantes em shoppings centers cresce 6% em abril
De acordo com dados do Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV Seed), os shoppings centers seguem em alta no varejo brasileiro. Em abril de 2025, o movimento de clientes em lojas localizadas em centros comerciais registrou crescimento de 6,19%, comparado ao mês anterior, enquanto o comércio de rua apresentou retração de 3,99%.
O resultado reforça a tendência de que o consumidor tem valorizado cada vez mais a experiência de compra, segundo o CEO da Seed, Sidnei Raulino: “Ao oferecer ambientes climatizados, segurança, opções de lazer e gastronomia, os centros de compras se consolidam como destinos completos para toda a família, um diferencial importante diante da transformação do varejo físico. O desafio do varejo físico é converter o fluxo de vendas. Daí a importância de fazer a gestão dos KPIs de forma assertiva”.
Outro fator que influenciou o desempenho foi o clima chuvoso registrado em diversas regiões do país em abril. A condição climática favoreceu os espaços fechados, levando o consumidor a optar pelos shoppings centers como locais mais protegidos e convenientes.
Maquiagem e Perfumaria em alta
Os segmentos que puxaram a recuperação no varejo e lideraram o crescimento em abril de 2025 foram, juntos, os de Maquiagem, Perfumaria e Cosméticos (+13,89%), seguidos por Construção, Decoração e Artigos para o Lar (+7,64%).
Tendência de recuperação do varejo
Em abril deste ano, o movimento de pessoas no varejo como um todo sofreu uma retração de -0,43%, ante uma queda de -1,02% em março. A tendência é de recuperação para índice positivo em maio, puxada especialmente pelo Dia das Mães, a segunda data mais importante para o varejo. A expectativa é de um aumento entre 5% a 10% no mês de maio sobre o mês de abril.
Imagem: Envato