Economia

Fluxo de visitantes em shoppings centers cresce 6% em abril

Publicado

on

Casal formado por homem e mulher sorri, enquanto olham um para o outro em um shopping, com sacolas na mão.

De acordo com dados do Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV Seed), os shoppings centers seguem em alta no varejo brasileiro. Em abril de 2025, o movimento de clientes em lojas localizadas em centros comerciais registrou crescimento de 6,19%, comparado ao mês anterior, enquanto o comércio de rua apresentou retração de 3,99%.

O resultado reforça a tendência de que o consumidor tem valorizado cada vez mais a experiência de compra, segundo o CEO da Seed, Sidnei Raulino: “Ao oferecer ambientes climatizados, segurança, opções de lazer e gastronomia, os centros de compras se consolidam como destinos completos para toda a família, um diferencial importante diante da transformação do varejo físico. O desafio do varejo físico é converter o fluxo de vendas. Daí a importância de fazer a gestão dos KPIs de forma assertiva”.

Outro fator que influenciou o desempenho foi o clima chuvoso registrado em diversas regiões do país em abril. A condição climática favoreceu os espaços fechados, levando o consumidor a optar pelos shoppings centers como locais mais protegidos e convenientes.

Maquiagem e Perfumaria em alta

Os segmentos que puxaram a recuperação no varejo e lideraram o crescimento em abril de 2025 foram, juntos, os de Maquiagem, Perfumaria e Cosméticos (+13,89%), seguidos por Construção, Decoração e Artigos para o Lar (+7,64%).

Tendência de recuperação do varejo

Em abril deste ano, o movimento de pessoas no varejo como um todo sofreu uma retração de -0,43%, ante uma queda de -1,02% em março. A tendência é de recuperação para índice positivo em maio, puxada especialmente pelo Dia das Mães, a segunda data mais importante para o varejo. A expectativa é de um aumento entre 5% a 10% no mês de maio sobre o mês de abril.

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *