Operação

Três em cada quatro brasileiros fazem compras de supermercado por aplicativos

Publicado

on

marketplaces; aplicativos

Um levantamento realizado pela Neogrid, em parceria com o Opinion Box, indica que 75% dos consumidores brasileiros utilizam aplicativos de lojas ao menos uma vez por mês para pesquisar ou realizar compras. O estudo, intitulado Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil, mostra que 33% dos entrevistados fazem esse uso semanalmente, 23% mensalmente e 19% diariamente. Apenas 4% afirmaram recorrer à tecnologia de forma ocasional.

No segmento de supermercados, 35% dos respondentes disseram usar aplicativos e sites de terceiros de forma ocasional para compras, enquanto 27% fazem uso semanal e 8% acessam essas plataformas diariamente. Entre os entrevistados, 9% nunca utilizaram canais digitais para esse tipo de compra.

Além dos aplicativos, entre os fatores que mais atraem o consumidor para o ambiente digital, a entrega rápida aparece em primeiro lugar, com 65% das menções. Outros fatores citados foram a personalização de produtos (14%), experiências imersivas (8%) e o uso de inteligência artificial (6%). Na escolha por novas tecnologias no varejo, 35% dos entrevistados buscam facilidade na compra, 33% economia de tempo, 18% uma trilha de consumo diferenciada e 13% valorizam o acesso a informações detalhadas.

A pesquisa aponta ainda que 66% dos entrevistados acreditam que o varejo físico está se adaptando às novas tecnologias de forma satisfatória. Em relação ao uso de atendimento sem interação humana, como caixas automáticos ou self-checkout, 61% já utilizaram esse tipo de serviço e aprovaram a experiência. Outros 23% ainda não testaram, mas demonstram interesse, 11% afirmaram que não gostaram da experiência e 5% não pretendem aderir.

Recursos tecnológicos mais avançados, como escaneamento por celular, realidade aumentada e inteligência artificial, foram utilizados por 39% dos participantes, enquanto 47% ainda não utilizaram, mas cogitam testar. Outros 6% declararam não ter interesse nessas soluções.

Sobre a disposição para pagar mais por experiências de compra inovadoras, 37% dos entrevistados se declararam neutros, 24% disseram estar dispostos e 18% muito dispostos a investir em produtos ou serviços com esse perfil.

A variedade de marcas e produtos é o principal atrativo para uma loja física, segundo 50% dos entrevistados. Outros fatores mencionados foram entrega rápida (31%), pagamento móvel (6%), personalização de produtos, experiências imersivas e uso de IA (todos com 3%).

Questionados sobre suas expectativas para o futuro do varejo físico, 49% esperam por mais tecnologia e inovação, 21% desejam maior personalização da oferta, 18% buscam maior facilidade para trocas ou devoluções e 10% desejam mais opções de pagamento.

A pesquisa foi realizada online com mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil, maiores de 16 anos, pertencentes a diferentes classes sociais e responsáveis ou corresponsáveis pelas compras do lar.

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *