• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Consumo das famílias tem o pior ano desde o início da pandemia
Advertisement

Economia

Confiança do comércio avança no mês de maio, aponta FGV IBRE

Economia

Consumo nos lares brasileiros cresce em abril, aponta Abras

Economia

Alimentação fora do lar tem 41º mês de alta nos preços

Economia

Inadimplência das empresas tem leve recuo em abril

Economia

Tribunal dos Estados Unidos derruba maioria das tarifas de Trump, considerando-as ilegais

Economia

Confiança do consumidor atinge menor nível para o mês de maio desde 2022

Economia

Trump adia tarifas de 50% sobre a União Europeia para julho

Economia

Prévia da inflação de maio é 0,36%

Economia

Consumo em supermercados e restaurantes cresce no início de 2025

Economia

Consumo das famílias tem o pior ano desde o início da pandemia

Segundo estudo da IPC Maps, famílias gastarão R$6,7 trilhões ao longo deste ano, aumento real de 1,5% em relação a 2022

Publicado

2 anos atrás

on

13 de junho, 2023

Por

Redação

De acordo com dados e estimativas de economistas, o consumo das famílias no Brasil está mais fraco este ano em comparação com 2022, e espera-se que continue com uma reação limitada até o final de 2023. A pesquisa IPC Maps prevê que as famílias gastarão cerca de R$6,7 trilhões ao longo deste ano, um aumento real de 1,5% em relação a 2022. Se essa previsão se confirmar, será a pior variação do consumo das famílias desde o início da pandemia em 2020, quando houve uma queda de 4,6%, e representará apenas cerca de um terço do crescimento observado no ano passado, quando o consumo das famílias aumentou 4,3% dentro do PIB.

Essa estimativa está em linha com as análises de especialistas da Ativa Corretora, do Banco BV e da Fundação Getulio Vargas (FGV) entrevistados pelo Valor. Esses economistas projetam um crescimento do consumo das famílias dentro do PIB de menos de 2% até o final de 2023. Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing, comentou que o contexto macroeconômico em 2023 não é favorável ao consumo, devido à inflação persistente e ao crédito mais caro e restrito.

Pazzini ressaltou que os sinais até agora indicam que o ritmo de consumo é muito diferente dos anos anteriores, quando houve uma recuperação do mercado interno após a crise causada pela pandemia. Ele destacou que a proporção do consumo das famílias dentro do PIB diminuiu de 62,89% em 2020 para 60,97% em 2021, a menor parcela desde 2011. No entanto, essa fatia aumentou para 63,07% no ano passado.

Os especialistas apontam vários fatores que contribuem para o enfraquecimento do consumo das famílias. O primeiro e mais relevante é a inflação, que reduz o poder de compra das pessoas, mesmo com o reajuste salarial. Além disso, há restrições de crédito e as famílias estão com menos poupança, uma vez que a utilizaram durante os momentos mais difíceis da crise da Covid-19.

Para os economistas, é cedo para afirmar uma piora mais acentuada, mas indicam que os dados recentes refletem um ímpeto fraco de consumo. A melhora mais significativa no consumo só é esperada a médio e longo prazos. Mesmo que o Banco Central reduza a taxa básica de juros (Selic), isso levará tempo para ter impacto na economia. Além disso, o alto nível de endividamento das famílias limita o espaço no orçamento para novas compras. As projeções da FGV antes da divulgação do PIB do primeiro trimestre indicam um crescimento econômico de 0,8% em 2023, com um aumento de 0,5% no consumo das famílias.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Atraso no balanço da Americanas afeta plano de Recuperação Judicial

Não perca

Lojasmel cresce com aposta em marca própria de produtos da China

Continue Reading

Você pode gostar

  • Amazon; vendas; confiança comércio Amazon; vendas; confiança comércio

    Confiança do comércio avança no mês de maio, aponta FGV IBRE

  • ponto de venda; saudáveis; alimentação ponto de venda; saudáveis; alimentação

    Alimentação saudável movimenta US$ 200 bi globalmente e impulsiona mercado de entregas

  • marcas; shopping centers marcas; shopping centers

    Os Shopping Centers têm plena liberdade para distribuir ao ramo de negócios dentro dos empreendimentos?

  • curadoria; consumo lares curadoria; consumo lares

    Consumo nos lares brasileiros cresce em abril, aponta Abras

  • Rakuten Rakuten

    Rakuten irá fundir subsidiárias para otimizar operações

  • Appmax Appmax

    Appmax lança banco digital 100% operado por inteligência artificial

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Amazon; vendas; confiança comércio
Economia6 horas atrás

Confiança do comércio avança no mês de maio, aponta FGV IBRE

ponto de venda; saudáveis; alimentação
Comportamento1 dia atrás

Alimentação saudável movimenta US$ 200 bi globalmente e impulsiona mercado de entregas

marcas; shopping centers
Colunistas1 dia atrás

Os Shopping Centers têm plena liberdade para distribuir ao ramo de negócios dentro dos empreendimentos?

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising4 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

marchon
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos5 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação