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Mercado de beleza cresce na América Latina, diz levantamento

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O mercado de beleza de luxo na América Latina registrou um crescimento de 18% no primeiro trimestre de 2025, de acordo com levantamento realizado pela Circana. Apesar do resultado positivo, o crescimento representa uma desaceleração em relação aos trimestres anteriores e pode indicar mudanças no comportamento dos consumidores da região.

Segundo a Circana, os consumidores latino-americanos de beleza estão mais exigentes, bem informados e demonstram maior disposição para testar os produtos antes da compra.

O México manteve a liderança em vendas na região, sendo responsável por 50% do total. A Argentina se destacou pelo maior crescimento em unidades comercializadas, com alta de 21%. Todas as categorias monitoradas no país apresentaram desempenho de dois dígitos, o que aponta para um movimento de recuperação do consumo local.

No recorte por canal de venda, o comércio eletrônico, que teve forte desempenho em 2024 impulsionado pelos marketplaces mexicanos, iniciou 2025 com ritmo mais estável. A tendência observada é de retomada do protagonismo do varejo físico no setor.

Categoria de perfumes teve maior crescimento

A categoria de perfumes representou 50% das vendas na América Latina no período e teve crescimento de 19%. Os principais fatores que impulsionaram esse resultado foram os lançamentos de perfumes com alta concentração e a entrada de marcas do segmento de moda, como Valentino e Prada. As fragrâncias de nicho responderam por 7% das vendas da categoria, superando a média dos últimos cinco anos.

A maquiagem cresceu 16% em valor. Itens labiais, como glosses, balms e produtos multifuncionais, lideraram as vendas. As bases registraram crescimento de 3%, enquanto blushes, iluminadores e bronzers mantiveram a tendência de alta observada nos últimos três anos. Máscaras de cílios voltaram a crescer, influenciadas por tendências divulgadas em redes sociais.

A categoria de cuidados com a pele teve avanço de 10% nas vendas, com desempenho superior à média regional no Brasil e na Argentina. Marcas asiáticas, produtos independentes e kits em versão mini foram os destaques, sendo que esses últimos registraram aumento superior a 20%. Por outro lado, itens de cuidados corporais e de proteção solar perderam ritmo após dois anos consecutivos de crescimento.

Dentro da categoria de cuidados com a pele, as marcas de dermocosméticos de médio custo apresentaram crescimento superior a 30%. Já as marcas de luxo tiveram desempenho mais moderado.

Imagem: Freepik

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