Operação

Consumidores buscam mais do que preço: valor é prioridade nas decisões de compra, afirma pesquisa da Deloitte

Publicado

on

Consumo consciente; índice stone; valor

As dificuldades econômicas persistentes estão levando os consumidores a buscar valor que vai além de apenas preços baixos, segundo um novo relatório da Deloitte, que analisou 900 mil pontos de dados em 290 marcas de consumo ao longo de três anos.

Embora valor e preço possam estar relacionados, até 40% dos consumidores afirmam que sua percepção sobre o valor de uma marca vem de fatores além do preço. O relatório constatou que marcas que priorizam oferecer essa característica aos clientes apresentam maior intenção de compra e estão conquistando uma fatia maior do mercado.

Segundo o estudo, os consumidores que buscam valor esperam gastar entre 40% e 50% menos neste ano em categorias discricionárias como roupas, cuidados pessoais, móveis, utensílios domésticos e entretenimento, enquanto aumentam as compras de itens essenciais, como moradia e transporte.

Com a inflação ainda presente e tarifas globais no horizonte, os consumidores estão buscando produtos que ofereçam valor tanto quanto um bom preço, apontou a Deloitte.

Uma pesquisa recente da UserTesting, realizada em março, mostrou que consumidores nos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido estariam dispostos a pagar, em média, 25% a mais por suas marcas favoritas.

“Os consumidores estão mais exigentes do que nunca, avaliando o valor que recebem com suas compras”, disse Mike Daher, vice-presidente e líder do setor de consumo da Deloitte nos Estados Unidos, em comunicado. “E embora consumidores de baixa renda procurem valor por necessidade, famílias de renda mais alta cada vez mais colocam o valor no topo de suas prioridades de compra.”

A pesquisa foi divulgada em um momento em que várias marcas (incluindo Lululemon e Nike) implementaram aumentos moderados de preços devido às incertezas relacionadas às tarifas.

“Com a incerteza econômica persistente, consumidores de diferentes perfis demográficos buscam ativamente marcas que entreguem valor, seja por meio de qualidade, confiança, atendimento amigável ou uma combinação desses fatores”, afirmou Daher. “Independentemente do setor, marcas MVP que acertarem no preço e fortalecerem a percepção de valor junto aos consumidores estarão bem posicionadas para atrair clientes, aumentar suas margens e construir lealdade de longo prazo.”

Imagem: Envato
Informações: Howard Ruben para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *