Operação

Canadense Couche-Tard desiste de tentar adquirir controladora da 7-Eleven

Publicado

on

7-Eleven

A Alimentation Couche-Tard decidiu encerrar sua tentativa, que durava um ano, de adquirir a controladora japonesa da rede 7-Eleven, considerada a maior franquia do mundo.

A operadora global de lojas de conveniência e postos de combustíveis, com sede no Canadá, está retirando sua proposta de US$ 46 bilhões para comprar a Seven & i Holdings Co., citando “falta de engajamento construtivo” por parte da Seven & i. A Couche-Tard, que controla marcas como a Circle K, havia feito a primeira proposta em agosto de 2024.

A Seven & i rejeitou a oferta, alegando que ela “subvalorizava grosseiramente” a companhia. A empresa canadense chegou a melhorar os termos da proposta, e as duas partes teriam iniciado negociações mais sérias no início deste ano.

“Não houve qualquer engajamento sincero ou construtivo da 7&i que permitisse o avanço de uma proposta, ao contrário do que foi afirmado publicamente por representantes da empresa”, escreveram Alex Miller, presidente e CEO da Alimentation Couche-Tard, e Alain Bouchard, fundador e presidente executivo do conselho, em carta enviada ao conselho da empresa japonesa. “Pelo contrário, vocês adotaram uma campanha calculada de obstrução e atraso, em claro prejuízo à 7&i e a seus acionistas.”

Entre outros pontos, a Couche-Tard afirmou que os documentos recebidos da Seven & i não continham informações essenciais e que executivos da companhia japonesa deixaram de comparecer a reuniões.

Em resposta, a Seven & i afirmou em comunicado que ficou “decepcionada” com a decisão da Couche-Tard. A empresa disse que a carta da Couche-Tard continha “diversas declarações imprecisas” e que seu comitê especial havia mantido “discussões sinceras e construtivas”.

“O Comitê Especial manteve, de forma constante, um diálogo de boa-fé e construtivo com a ACT [Alimentation Couche-Tard Inc.] para explorar a possibilidade de um acordo que pudesse ser concretizado e que beneficiasse nossos acionistas”, declarou a Seven & i. “Ao mesmo tempo, sempre fomos transparentes sobre os desafios antitruste extraordinários que uma eventual transação enfrentaria, incluindo o longo prazo necessário para a aprovação regulatória.”

Em maio, Couche-Tard e Seven & i assinaram um acordo de confidencialidade para dar continuidade às conversas e começaram a buscar compradores interessados nas lojas de conveniência que operam nos EUA e que se sobrepõem, como forma de mitigar preocupações antitruste que a direção da Seven & i acreditava que poderiam impedir a aprovação do negócio.

Na carta, a Couche-Tard afirmou que continua acreditando que há “um caminho claro para a aprovação regulatória nos EUA”. No entanto, destacou que, sem um “engajamento genuíno adicional”, não poderia levar seus planos adiante de forma eficaz.

A Alimentation Couche-Tard possui mais de 16.700 lojas em 29 países e territórios. Já a operação da Seven & i com a marca 7-Eleven conta com mais de 85 mil lojas no Japão, Estados Unidos e Europa.

Imagem: Unsplash
Informações: Marianne Wilson para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *