Inovação
Botmaker lança solução de chamada de voz por IA

A Botmaker anunciou o lançamento do Callbots, recurso que automatiza o atendimento ao cliente por meio de chamadas de voz. A solução, já disponível no Brasil, amplia as tecnologias por voz da empresa na América Latina e pode ser utilizada em números do WhatsApp Business com chamadas habilitadas ou em linhas telefônicas, integradas diretamente à plataforma ou via centrais IP (SIP).
A ferramenta permite chamadas de voz diretamente no WhatsApp Business, automatizando respostas a perguntas frequentes, encaminhando solicitações para atendentes humanos quando necessário ou resolvendo demandas de forma autônoma. Para utilização, é necessário que o número esteja integrado à plataforma da Botmaker e com a função de chamada ativada.
“O Callbots expande o alcance e o mercado endereçável da nossa solução, levando inteligência artificial generativa também para o canal de voz. Com essa solução, passamos a oferecer uma jornada ainda mais completa e conectada nos pontos de contato entre marcas e consumidores, com eficiência operacional e fluidez no atendimento”, afirmou Erick Buzzi, country manager da Botmaker no Brasil.
Segundo o executivo, a ferramenta busca oferecer interações mais naturais, respeitando o ritmo da fala e garantindo fluidez em chamadas telefônicas. “A evolução da IA permite que o atendimento seja mais empático e eficaz. Nosso objetivo com esse lançamento é justamente entregar experiências naturais, respeitando o ritmo da fala e garantindo fluidez mesmo em chamadas telefônicas, que seguem sendo estratégicas em muitos setores”, disse.
O Callbots integra o portfólio de produtos com inteligência artificial da Botmaker, que inclui os Mailbots, para automação de respostas em contas de e-mail corporativas, e os Agentes de IA, capazes de interpretar intenções dos usuários e gerar respostas em tempo real em mais de 20 canais conversacionais.
A nova funcionalidade conduz o atendimento por voz com recursos como menus numéricos, música de espera personalizada e gestão de horários, podendo operar em linhas da própria plataforma ou integradas às infraestruturas dos clientes. O recurso complementa o Calls, solução que permite a agentes humanos realizarem chamadas e videoconferências em tempo real.
Enquanto o Calls é voltado para interações humanas estratégicas, o Callbots atende demandas operacionais e de alto volume, como triagens, agendamentos e notificações. “O uso da voz continua sendo uma ferramenta estratégica em setores como saúde, logística, educação e serviços financeiros, onde a agilidade e a personalização do atendimento são cruciais. Com o Callbots, ampliamos a capacidade das empresas de otimizarem etapas do contato com o cliente sem abrir mão da experiência”, concluiu Buzzi.
Imagem: Freepik