• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

Carrinho inteligente traz agilidade nas compras e redução de custos
Advertisement

Inovação

Indústria Digital: como ela revoluciona o varejo?

Inovação

Shiseido aposta em IA e medicina estética para revolucionar a beleza

Inovação

Grandes empresas chinesas utilizam IA em anúncios para impulsionar compras

Inovação

First Insight anuncia abordagem com IA para ajudar varejistas a otimizar preço, margem e estoque

Colunistas Inovação

A onda da IA que está revolucionando o varejo (de quem entendeu como surfar)

Inovação

Capacidade de compra via aplicativo é a mais desejada nos setores de alimentos & bebidas e varejo

Inovação

Maioria dos varejistas diz que a tecnologia em loja não atende às expectativas dos consumidores

Inovação

eBay lança agente de compras com IA conversacional

Inovação

Pinterest lança recursos de busca visual com IA generativa

Inovação

Carrinho inteligente traz agilidade nas compras e redução de custos

Com tecnologia israelense, Inwave transforma a jornada do consumidor em experiência com mais autonomia e menos fricção

Publicado

2 anos atrás

on

20 de junho, 2023

Por

Bruno Meirelles e Pedro Figueiredo

Os carrinhos de compras inteligentes são uma novidade que vem ganhando destaque no mercado varejista. De acordo com Gustavo Carrer, Head de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Inwave, embora ainda não estejam em operação no Brasil, esses sistemas já estão sendo testados e utilizados em países como Chile, Estados Unidos e Europa, e em Israel, país de origem da tecnologia.

A empresa oferece um scanner capaz de converter carrinhos comuns em máquinas capazes de fazer o self checkout, além de entender hábitos de compra e sugerir novos produtos com base no que o consumidor está levando. Ele funciona a partir de câmeras que identificam os produtos por imagem, e registram sua entrada na cesta de compras do cliente à medida em que cada item é colocado dentro carrinho

Ao adotar essa tecnologia, as redes de varejo proporcionam maior autonomia aos consumidores, permitindo uma compra sem filas e com mínima fricção, ou seja, livre de erros e perdas de produtos. “Para a loja é certeza que o produto está sendo lido. Para o consumidor, garanta que ele está paga somente pelo que está levando”, explica o executivo em conversa exclusiva com a Central do Varejo.

Outra vantagem dos carrinhos inteligentes é o fato de oferecerem uma experiência personalizada, identificando os itens e sugerindo produtos associados, o que resulta em um aumento de vendas de aproximadamente até 17% em comparação com o tíquete médio das lojas convencionais. 

Através do uso de inteligência artificial, as lojas podem conhecer o histórico de compras dos clientes, possibilitando promoções personalizadas e redução de custos operacionais. Esses carrinhos representam uma verdadeira inovação no varejo, proporcionando ganhos tanto para as redes quanto para os consumidores, resultando em maior eficiência nas compras, estímulo a promoções no momento adequado e a possibilidade de um ambiente de compras mapeado e com menor índice de ruptura.

“Há várias inteligências artificiais por trás dessa tecnologia, desde a parte de aprendizagem para identificar os produtos pelas imagens até a parte de retaguarda, que vai sugerir um produto que está na cesta de compras que ele está acostumado, para fazer o upscale”, relata Gustavo.

Para completar, os carrinhos ainda impactam na redução de custos. Redes que adotam a inovação demandam menos operadores e reduzem o índice de carrinhos abandonados. Com o avanço da tecnologia, espera-se que os modelos inteligentes se tornem mais comuns no Brasil, oferecendo uma experiência de compra ainda mais conveniente e eficiente, impulsionando o setor varejista e aprimorando a relação entre as redes e os consumidores.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Google lança provador virtual com IA para ajudar na escolha de roupas

Não perca

QR Code deve ser substituto mais completo para o código de barras

Continue Reading

Você pode gostar

  • vendas online e shopping; vendas no varejo nacional; índice de confiança comércio; personal shopper vendas online e shopping; vendas no varejo nacional; índice de confiança comércio; personal shopper

    É preciso valorizar mais as soluções de vendas assistidas com personal shopper

  • Indústria Digital: como ela revoluciona o varejo?

  • APAS 2025: marcas anunciam novidades no evento

  • Carro no estacionamento do Burger King à noite em Budapeste Carro no estacionamento do Burger King à noite em Budapeste

    Burger King vai reformar 400 de seus restaurantes nos EUA

  • Walmart Walmart

    CEO do Walmart: ‘Tarifas mais altas resultarão em preços mais altos’

  • shiseido shiseido

    Shiseido aposta em IA e medicina estética para revolucionar a beleza

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
vendas online e shopping; vendas no varejo nacional; índice de confiança comércio; personal shopper
Colunistas57 minutos atrás

É preciso valorizar mais as soluções de vendas assistidas com personal shopper

Inovação13 horas atrás

Indústria Digital: como ela revoluciona o varejo?

Eventos16 horas atrás

APAS 2025: marcas anunciam novidades no evento

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação