Inovação
Visa apresenta novas ferramentas para acelerar comércio agêntico

A Visa anunciou novos avanços no comércio agêntico com o lançamento do MCP Server e do Acceptance Agent Toolkit, iniciativas que fazem parte do programa Visa Intelligent Commerce, apresentado em abril de 2025. O piloto das soluções será realizado nos Estados Unidos e tem como objetivo fornecer infraestruturas e ferramentas para desenvolvedores criarem experiências seguras e fluidas no comércio agêntico.
MCP Server
O MCP Server (Model Context Protocol) conecta agentes de IA e modelos de linguagem à rede da Visa por meio das APIs do Visa Intelligent Commerce. Segundo a empresa, entre os principais benefícios estão:
- integração pronta para acesso seguro às capacidades da Visa, sem necessidade de codificação manual de chamadas de API ou gerenciamento de autenticação;
- desenvolvimento mais rápido, com possibilidade de criar protótipos funcionais em poucas horas;
- maior flexibilidade, permitindo que agentes de IA interpretem solicitações dos usuários e apliquem APIs da Visa em diferentes contextos.
Acceptance Agent Toolkit
Baseado no MCP Server, o Acceptance Agent Toolkit foi desenvolvido para que tanto programadores quanto usuários não técnicos possam operar agentes de IA sem necessidade de codificação. Os recursos incluem:
- fluxos de trabalho pré-construídos para tarefas como faturamento e pagamento via link;
- comandos em linguagem natural para acionar funções de forma simples.
Entre os exemplos de uso apresentados pela Visa, está a criação de uma fatura de R$ 100 para um cliente a partir de um comando em texto simples ou a geração de um resumo de receita diária sem necessidade de programação manual.
O Toolkit está disponível como pacote auto-hospedado, atualmente via npm para desenvolvedores JavaScript. Todas as ações são gerenciadas no ambiente seguro do MCP Server, com políticas e controles de acesso aplicados por padrão.
Próximos passos
De acordo com a Visa, o piloto do Visa Intelligent Commerce permitirá a exploração de novos casos de uso B2B e B2C, oferecendo aos desenvolvedores formas adicionais de criar soluções seguras e escaláveis. A companhia afirmou que recursos adicionais serão incorporados ao programa à medida que o ecossistema avance na adoção do comércio agêntico.
Imagem: Divulgação