Inovação
Como a Target está repensando a busca com IA generativa

A forma como os clientes abordam a busca online está mudando rapidamente. “O futuro do SEO é o GEO, ou generative engine optimization”, afirmou Ranjeet Bhosale, vice-presidente de gestão de produto digital da Target, durante o Shoptalk Fall 2025.
Embora a maioria dos clientes da rede ainda use buscas tradicionais de uma ou duas palavras para encontrar produtos online, alguns já começam a utilizar consultas mais longas com a adoção da inteligência artificial generativa.
Por exemplo, em vez de simplesmente procurar por um item, um consumidor pode digitar: “qual é um bom presente para uma criança de nove anos?”
O foco agora é em como os varejistas podem oferecer resultados relevantes dentro do contexto.
“Não se trata apenas de oferecer os produtos certos. É também sobre como você apresenta o produto”, disse Bhosale. “Quando eles estão procurando por uma festa de verão, em vez de mostrar apenas utensílios de mesa, eles esperam que mostremos também artigos de festa, carnes para churrasco, até protetor solar, e que apresentemos a variedade de produtos que a Target oferece de forma significativa.”
A varejista também se prepara para interações entre agentes, em que um cliente pergunta algo a um agente sobre um produto e o agente da Target capta essa consulta.
“Estamos nos preparando para um mundo em que o cliente pode não vir diretamente ao Target.com, mas pode usar um assistente de compras externo para navegar na Target em seu nome”, afirmou Bhosale.
É aí que entra o GEO. “Precisamos garantir que estamos treinando os agentes para que eles possam compreender e representar nossos produtos de maneira mais eficaz — para os clientes que podem estar fora da nossa plataforma, para esses agentes de terceiros, ou até para o agente que criamos para nossos clientes nessa área em particular”, disse.
No ano passado, durante a temporada de festas, a Target lançou o Bullseye Gift Finder, uma ferramenta de recomendação de produtos baseada em IA generativa, que oferecia sugestões personalizadas para crianças com base em fatores como idade, hobbies e marcas favoritas.
“Vimos uma ótima adesão”, disse Bhosale. Agora, a empresa avalia como escalar essa capacidade em outros momentos sazonais, como o Dia dos Namorados e o Dia das Mães.
Estudos recentes mostram que o ceticismo do consumidor é uma das principais barreiras à adoção de assistentes de compras com IA. Mas a Target descobriu que os clientes estão dispostos a utilizar IA generativa se os resultados forem relevantes e mais contextualizados.
“Eles estão procurando resultados nos quais possam confiar e se apoiar”, afirmou Bhosale.
Imagem: Reprodução
Informações: Kaarin Moore para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo
