Operação
Amazon Fresh se despede do Reino Unido; foco será Whole Foods e delivery

A Amazon segue ajustando sua estratégia para o setor de supermercados. A empresa pretende fechar todas as 19 lojas Amazon Fresh no Reino Unido, sendo que cinco delas serão convertidas para o formato Whole Foods Market.
O anúncio foi feito em um post no blog da companhia, no qual informou ter iniciado “uma consulta com os funcionários” sobre o fechamento proposto de todas as lojas Amazon Fresh no país, após “uma avaliação completa das operações de negócios e das oportunidades muito substanciais de crescimento no delivery online”. (As leis do Reino Unido exigem períodos de consulta em casos de grandes demissões.)
“Como parte da proposta de fechamento das lojas Fresh, além da expansão dos serviços de supermercado online, também estamos propondo converter cinco unidades Amazon Fresh em Whole Foods Market”, disse a Amazon.
A primeira loja Amazon Fresh no Reino Unido, que também foi a primeira loja física da companhia fora dos Estados Unidos, foi aberta em 2021 na região de Ealing, em Londres. O formato de conveniência/supermercado sem caixas combinava recursos de alto nível em omnicanalidade, unindo a experiência de compra online de alimentos a uma jornada diferenciada na loja física.
Entre os diferenciais estavam opções rápidas de entrega e retirada de compras, além da tecnologia “Just Walk Out”, que elimina a necessidade de caixas humanos ou pagamentos em dinheiro. Câmeras equipadas com visão computacional e reconhecimento facial, bem como sensores automáticos, registravam os itens retirados das prateleiras pelos clientes. No momento de sair, o pagamento era feito automaticamente com um cartão de crédito ou débito cadastrado no aplicativo Amazon Go.
Em março de 2025, a Amazon abriu uma nova loja Whole Foods Market na King’s Road, no bairro de Chelsea, em Londres. Foi a primeira unidade da rede inaugurada no Reino Unido desde 2014. Com a possível adição das cinco lojas convertidas, somada à abertura de Chelsea e a outra prevista para a Grande Londres até o final de 2026, a Amazon teria 12 unidades Whole Foods no país.
Expansão dos serviços de delivery no Reino Unido
Dentro da proposta, a Amazon também pretende reforçar os serviços de entrega online para consumidores britânicos. Atualmente, a empresa afirma oferecer mais de 2 milhões de itens de supermercado e produtos essenciais no site principal da Amazon no Reino Unido, no Amazon Fresh online, no Whole Foods Market e em parcerias de delivery com redes de supermercados como Morrisons, Co-op e Iceland, além da plataforma Gopuff.
Até o início de 2026, a Amazon planeja mais que dobrar o número de assinantes Prime no Reino Unido com acesso a três ou mais opções de entrega de alimentos online por meio de seus parceiros. Com a expansão, mais de 80% dos membros Prime no país poderiam comprar em pelo menos um dos quatro parceiros de supermercado da empresa.
Além disso, em 2026, a Amazon pretende incluir alimentos perecíveis entre os milhões de produtos já disponíveis no site Amazon.co.uk com entrega no mesmo dia. O serviço foi lançado recentemente em mais de 1.000 cidades e vilarejos nos Estados Unidos.
A empresa afirma que o crescimento da categoria de supermercados está superando o restante de seus negócios no Reino Unido, com centenas de milhões de itens essenciais entregues no mesmo dia ou no dia seguinte em 2024, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior.
No primeiro trimestre de 2025, a categoria de itens essenciais (que inclui alimentos e produtos domésticos) cresceu quase o dobro das demais categorias no país e já responde por quase um terço das unidades vendidas no site Amazon.co.uk.
“Desde 2008, temos trabalhado duro para inovar e ajudar nossos clientes a economizar tempo e dinheiro nas compras de alimentos e itens domésticos”, disse John Boumphrey, country manager da Amazon no Reino Unido. “Continuamos a inventar e investir para trazer mais opções e conveniência aos clientes britânicos, permitindo que eles comprem uma ampla gama de produtos essenciais e alimentos com preços baixos e entrega rápida pelo Amazon.co.uk, Amazon Fresh e lojas Whole Foods Market, além de nossos parceiros de supermercado, incluindo Morrisons, Co-op, Iceland e Gopuff.”
A Amazon afirmou que oferecerá oportunidades de realocação para o maior número possível de funcionários impactados e que novas informações sobre sua operação de supermercados no Reino Unido serão divulgadas ao longo do próximo ano.
Imagem: Divulgação
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo