Economia

Confiança do consumidor chega a maior nível desde dezembro

Publicado

on

homem feliz abrindo caixa de serviço de assinatura; customer success; experiência pós-compra; dia do consumidor; confiança

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pelo FGV IBRE, avançou 1,3 ponto em setembro, chegando a 87,5 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice registrou alta de 0,5 ponto, alcançando 86,8 pontos.

Após oscilações dentro de uma faixa estreita nos últimos três meses, o resultado levou o indicador ao maior nível desde dezembro de 2024, apontando sinais de recuperação das perdas acumuladas no fim do ano passado. O avanço da confiança do consumidor foi concentrado na melhora das expectativas, sobretudo pelo indicador de situação econômica futura, que subiu em todas as faixas de renda.

“A manutenção de um forte mercado de trabalho e o recente alívio da inflação parece ter deixado os consumidores menos pessimistas para o futuro, mas os altos níveis de endividamento e inadimplência das famílias seguem como um limitador da melhora mais robusta da confiança”, afirmou Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

O Índice de Expectativas (IE) registrou alta de 3,7 pontos, atingindo 91,8 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 2,5 pontos, após duas altas consecutivas, e fechou o mês em 82,0 pontos.

Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego no país recuou para 5,6% no trimestre encerrado em julho, marcando o menor nível da série histórica. Em contrapartida, a economia ainda sofre os efeitos da política monetária restritiva, com a taxa básica de juros mantida em 15%.

Imagem: Freepik

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *