Inovação

Apenas 14% das empresas usam IA para vender mais na Black Friday

Publicado

on

Black Friday

Uma pesquisa do Google revelou que apenas 14% das empresas brasileiras estão nos estágios mais avançados de uso de soluções de inteligência artificial (IA) para impulsionar negócios e melhorar as vendas. Em um momento de preparação para a Black Friday pelas empresas, o dado do índice gMataAI se torna ainda mais preocupante.

A média de maturidade dos negócios analisados ficou em 46%, um percentual considerado baixo, evidenciando dificuldades de muitas empresas (inclusive grandes), em expandir o uso da IA em seus processos internos. Apesar disso, quatro em cada dez companhias já utilizam soluções de IA em suas operações, impactando diretamente o desempenho em datas estratégicas como a de novembro.

Entre os setores mais avançados estão o varejo e a moda, que alcançam 76% e 68% no índice, respectivamente. Telecomunicações e viagens vêm em seguida, com 66% e 61%. Os dados mostram que setores com acesso direto a informações sobre valores e recorrência de compra partem de uma posição de vantagem, conseguindo tomar decisões mais rápidas e assertivas, especialmente em períodos de alto movimento como a Black Friday.

Mesmo com a maturidade em IA ainda limitada, estratégias inteligentes de pagamento podem influenciar diretamente os resultados. “Com a orquestração de pagamentos, conseguimos recuperar vendas que poderiam ser perdidas e apoiar empresas em um dos períodos mais críticos do ano”, afirma Rebecca Fischer, co-fundadora e Chief Strategy Officer (CSO) da Divibank.

Com isso, percebe-se que, mesmo com baixa maturidade em IA, operações comerciais bem estruturadas e atenção a processos críticos podem fazer diferença em datas estratégicas, mostrando que tecnologia e gestão eficiente andam lado a lado no comércio brasileiro.

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *