Economia
Depois de 4 quedas seguidas, varejo físico tem 1ª alta de vendas de 2023
Levantamento feito pelo Serasa Experian aponta crescimento de 0,5%, sendo que a maior alta foi no setor de roupas e acessórios
As vendas do varejo físico brasileiro apresentaram um crescimento de 0,5% em maio, de acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Esse aumento ocorreu após quatro quedas consecutivas ao longo do ano. Embora seja uma alta ainda sutil, não pode ser ignorada, pois representa uma recuperação em relação à queda de 0,4% registrada em abril, como explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Os dados da Serasa Experian revelam que o setor de “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” foi o que apresentou o maior crescimento, com uma alta de 2,9%. Em seguida, o segmento de “Veículos, Motos e Peças” registrou um crescimento de 2%. A única área do varejo que teve um declínio foi a de “Combustíveis e Lubrificantes”, com uma queda de 0,1%. O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian é calculado com base no volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6 mil estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.
Essas consultas são tratadas estatisticamente por meio do método das médias aparadas, que realiza um corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento para cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos de varejo pesquisados.
Para formar a série agregada do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as taxas de crescimento de cada segmento varejista são ponderadas de acordo com o peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado do IBGE, levando em consideração suas revisões metodológicas.
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