Eventos
RD Summit 2025 reúne 20 mil pessoas em São Paulo
Com o tema “Conexões que fortalecem negócios”, o RD Summit 2025 encerrou sua 11ª edição reunindo 20 mil participantes por dia e mais de 200 mil leads gerados pelas marcas patrocinadoras. Realizado pela RD Station, unidade de negócios da TOTVS, o evento marcou a consolidação do uso da inteligência artificial (IA) como base das estratégias de marketing e vendas no Brasil, com aplicações práticas e debates sobre impacto, cultura e tecnologia.
Futurismo e o fim dos playbooks prontos
No primeiro dia do RD Summit 2025, Neil Redding afirmou que a IA deixou de ser ferramenta e passou a operar como infraestrutura, exigindo desapego, delegação e treinamento como “um novo integrante do time”. Walter Longo destacou que a IA representa uma transformação de grande escala e não apenas uma mudança incremental.
O vice-presidente da RD Station, Gustavo Avelar, ao lado de Rafael Mayrink (Neil Patel Brasil), ressaltou a necessidade de adaptação constante. “É fundamental que todos entendam esse novo momento que estamos vivendo, revisem suas premissas, rituais e processos, e adaptem suas operações com maior frequência. A RD, como unidade de negócios da TOTVS, reforça seu papel como trusted advisor dos clientes, ajudando na seleção das melhores estratégias para os negócios crescerem, além de seguir a missão de educação de mercado que existe desde o início da RD Station. O melhor playbook é aquele que escrevemos juntos”, afirmou Avelar.
Tecnologia, marcas e pessoas
O segundo dia do RD Summit 2025 contou com a participação de Andrew McLuhan, que relembrou a tese do avô, Marshall McLuhan: não existe tecnologia neutra, pois cada meio reorganiza a percepção antes de alterar o conteúdo. No mesmo dia, Mari Maria e Rudy Loures abordaram a importância da autenticidade e da consistência na economia da atenção.
O CEO da TOTVS, Dennis Herszkowicz, e o diretor-geral da Amazon no Brasil, Cléber Morais, discutiram como o país pode transformar tecnologia, dados e infraestrutura digital em vantagem competitiva. Herszkowicz afirmou que “no mundo da tecnologia, gente é matéria-prima”.
A vice-presidente de Pessoas da TOTVS, Vivian Broge, afirmou que “colocar o ser humano no centro é o que faz uma marca se tornar relevante”.
Durante o evento, o cofundador e diretor de engenharia e produto da RD Station, Bruno Ghisi, apresentou a nova geração do Prisma e as evoluções em IA da empresa, como a Rê da RD, copiloto de IA integrado a todos os produtos; o MCP (Model Context Protocol), tecnologia que conecta copilotos e assistentes virtuais a dados de produto; a ferramenta gratuita Radar GEO, que avalia a prontidão de sites para serem mencionados por modelos de linguagem; e o RD Tracker, que recomenda produtos com base no comportamento de navegação.
Cultura e comunicação no encerramento
No terceiro dia, Nelson Motta e Christian Roças destacaram que a força de uma marca está em sua capacidade de integrar-se à cultura. O encerramento do RD Summit 2025 foi conduzido por Gabriela Prioli, que afirmou que “comunicação não é apêndice, mas o elo que transforma o que se faz em percepção, e percepção em resultado”.
Pausa em 2026 e retorno em 2027
Ao final do evento, a RD Station anunciou que o RD Summit fará uma pausa em 2026 e retornará em 2027. O comunicado foi divulgado nas redes sociais da empresa:
“Como contamos essa história? O RD Summit evolui todo ano. De Floripa até São Paulo, de 300 pessoas até 21 mil pessoas conectadas por um mesmo propósito: reinventamos nossos próprios playbooks e escrevemos novas histórias. A gente evolui porque o mundo muda. O marketing e vendas mudam com novas tecnologias e formas de consumo. E toda grande evolução precisa de tempo. Em 2026, pausamos para evoluir. Em 2027, voltamos ainda mais relevantes. RD Summit 2027. O melhor summit do futuro.”
Imagem: Divulgação
