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Pequenas empresas não confiam totalmente em ferramentas digitais

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A maioria das pequenas e médias empresas brasileiras está digitalizada, mas a confiança nas tecnologias disponíveis ainda limita o avanço da transformação digital. De acordo com o estudo Panorama PayPal: PMEs e o Comércio Digital no Brasil 2025, 70% dos empreendedores não confiam totalmente nas ferramentas digitais, o que reduz a adoção de soluções inovadoras e dificulta a expansão dos negócios.

A pesquisa ouviu empreendedores de todas as regiões do País e aponta que, embora a liberdade financeira seja citada por 60% dos entrevistados como principal motivação para empreender, seguida pela flexibilidade de tempo (47%), fatores como instabilidade, burocracia e falta de orientação impedem o crescimento. Segundo o levantamento, 7 em cada 10 PMEs não têm acesso a crédito para ampliar suas operações.

O estudo registra que 99% das pequenas e médias empresas já utilizam ferramentas digitais e 77% contam com plataformas de pagamento. No entanto, experiências negativas, mencionadas por 72% dos participantes, somadas à baixa confiança, restringem o uso de tecnologias mais avançadas, como inteligência artificial.

A pesquisa também mostra que o receio é parte do cotidiano dos empreendedores: 55% têm medo de errar, 45% apontam a burocracia como obstáculo e 40% relatam insegurança financeira.

“Compreender a realidade dos pequenos e médios negócios é o primeiro passo para fortalecer o ecossistema e criar as ferramentas certas para apoiar o crescimento. Sem credibilidade nas soluções e nos provedores, o avanço fica limitado. A confiança — pessoal, institucional e tecnológica — tornou-se a moeda essencial para começar, escalar e prosperar”, afirma Brunno Saura, general manager do PayPal no Brasil.

O levantamento também destaca desafios práticos enfrentados pelas pequenas e médias empresas: 51% mencionam concorrência com grandes empresas, 43% relatam dificuldade em aumentar as vendas e 41% apontam desafios para atrair novos clientes.

Na escolha de ferramentas ou provedores, segurança é o aspecto mais valorizado, citado por 49% dos entrevistados. Facilidade de uso aparece com 39%, custos com 33%, suporte técnico com 27% e reputação da marca com 22%.

“No PayPal, nosso papel é ser a ponte entre confiança e tecnologia, ou seja, entre o presente e o futuro. Oferecemos uma plataforma com segurança global, monitoramento antifraude em tempo real e simplicidade em integrações, desde links de pagamento a soluções de checkout avançadas. Transformamos a tecnologia em uma experiência previsível e segura para que o empreendedor possa focar no que é mais importante: no seu negócio”, explica Saura.

Diferenças regionais

O estudo também aponta variações no perfil e nas necessidades dos empreendedores conforme a região do País.

No Nordeste, 67% empreendem em busca de liberdade financeira, e a principal demanda é por planejamento estratégico (24%). No Sudeste, 52% temem errar e perder conquistas, enquanto 28% afirmam precisar de mais apoio jurídico. No Centro-Oeste, 60% convivem com insegurança financeira relacionada à sazonalidade e 27% mencionam carência em logística e operação. No Sul, 49% buscam equilíbrio e sustentabilidade de longo prazo, com 27% solicitando suporte jurídico. No Norte, 97% utilizam redes sociais, mas 55% relatam dificuldades para formar parcerias.

Segundo Saura, essas diferenças reforçam a necessidade de soluções adaptadas às realidades locais. “Entender essas nuances é essencial para criar soluções que realmente façam sentido para cada negócio. Nosso compromisso é oferecer tecnologia segura e simples, adaptada às necessidades locais, para que todos possam crescer com confiança — enquanto seguimos revolucionando a forma como o comércio acontece no mundo.”

Imagem: Freepik

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