Franchising
Volume de serviços triplica em Minas Gerais

De acordo com análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, o volume de serviços teve elevação de 1,5% no mês de setembro em comparação com agosto em Minas Gerais. Esse crescimento é três vezes maior que o verificado no mês anterior: entre agosto e julho, o segmento apresentou crescimento de 0,5% no estado. O crescimento verificado no estado também é maior que o do país (0,6%) no mesmo período. As informações têm base nos dados mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.
Na comparação anual, entre setembro de 2024 e setembro de 2025, o volume de serviços teve uma aceleração de 1,7% em Minas Gerais. O avanço é inferior ao observado no mesmo período do último ano, quando a alta do volume de serviços chegou a 2,6%.
Entre janeiro e setembro de 2025, o volume de serviços apresentou evolução de 0,2% no estado mineiro. Este desempenho é menor que o observado no mesmo período do último ano, quando os serviços registraram avanço de 2,1% no estado.
Já no acumulado dos últimos 12 meses, o setor de serviços teve desempenho positivo, de 0,7%. No mesmo período do ano anterior, o avanço atingiu 3,0%. O indicador para o volume de serviços no estado mantém uma tendência positiva nos últimos 53 meses.
Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, destaca detalha os resultados do setor: “Ao analisar a atividade de ‘Serviços prestados às famílias’, observa-se evolução na variação acumulada em 12 meses, alcançando 1,7% positivos, resultado próximo à média nacional, de 1,9%. Em contrapartida, as atividades de ‘Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio’ e ‘Serviços profissionais, administrativos e complementares’ revelam um cenário menos favorável. Esses segmentos apresentaram desempenho inferior à média nacional, com diferenças de 2,6 e 4,4 pontos percentuais abaixo, respectivamente. Esses resultados, por sua vez, evidenciam sinais de estabilidade nos últimos meses para o setor de serviços de Minas Gerais”, explica Gonçalves.
Entre outubro do ano passado e setembro deste ano, o destaque em Minas Gerais foi para o setor de “Serviços de informação e comunicação”, que cresceu 4,7% e representa 23,00% do peso total do indicador. Já “Outros serviços”, com um peso próximo a 7,0% no estado, registra desaceleração no acumulado dos 12 meses de (-8,2%).
Imagem: Envato
