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Fim de ano impulsiona crescimento dos mercados autônomos
O comércio brasileiro deve registrar um forte movimento no Natal de 2025, com expectativa de R$ 84,9 bilhões em vendas, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil. A projeção indica que 124,3 milhões de pessoas irão às compras, mantendo a data como uma das mais relevantes do calendário varejista. Além da força histórica do Natal para o varejo, o Verão também exerce grande impacto no comportamento de consumo. Nesse sentido, modelos de conveniência e acesso rápido, como os mercados autônomos, registram, nesta época, um dos maiores picos de demanda do ano.
A Mikro Market, franquia de mercados autônomos, já observa um aumento expressivo no consumo nas suas 400 unidades espalhadas por 10 estados brasileiros, impulsionado pela busca crescente por praticidade, autonomia e disponibilidade 24 horas. Segundo Raphael Pinho, CEO e fundador da marca, o estilo de vida urbano e a rotina acelerada fazem crescer a procura por produtos de consumo imediato, principalmente durante o verão e o período natalino.
“Entre os itens mais buscados nesta época do ano, destacam-se as bebidas geladas, como águas, isotônicos, refrigerantes, energéticos e bebidas alcoólicas que registram forte alta devido às temperaturas elevadas típicas do verão. Os snacks leves, como barrinhas, nuts e snacks de proteína, também ganham destaque. As sobremesas e comidas prontas têm desempenho significativo, refletindo tanto o aumento de confraternizações quanto a procura por soluções rápidas em dias mais corridos. Já os produtos de uso diário, como café, leite, itens de higiene e limpeza, mantêm giro elevado por conta do fluxo intenso de pessoas em espaços onde os micromercados operam”, destaca Raphael.
Segundo o CEO da Mikro Market, a combinação entre demandas do Natal, aumento das temperaturas e maior circulação de pessoas cria um cenário estratégico para o setor. “O movimento de alta fortalece a operação e impulsiona o interesse de novos empreendedores no modelo de micromercado, que se consolida como uma solução moderna, escalável e alinhada às novas rotinas de consumo”.
Visualizando esse cenário, a Mikro Market tem como meta alcançar 600 unidades até 2026 e 1.000 unidades até 2030, apostando em inovação, tecnologia e conveniência para atender o novo consumidor e para apoiar investidores em busca de um modelo de negócio em plena expansão.
Imagem: Divulgação
