Operação

Indie Food Lab inicia operação na Avenida Paulista com proposta integrada de chefs e tecnologia

Publicado

on

Indie Food Lab

O Indie Food Lab, novo hub gastronômico instalado na Avenida Paulista, em São Paulo, abriu suas portas em soft opening no último dia 4 (quinta-feira). O espaço reúne culinárias assinadas por chefs reconhecidos em um formato unificado de atendimento, ancorado em tecnologia e operação centralizada.

Em entrevista exclusiva para a Central do Varejo, Luiz Bento, um dos sócios do Indie Food Lab, conta que o projeto nasce com a proposta de tornar a comida autoral mais acessível ao público geral. “O Indie Food Lab é um hub, ou melhor, uma collab de chefs viabilizada pela inovação digital, tornando a comida autoral dos grandes chefs finalmente acessível a todos”, afirma. Ele explica que o termo “Indie” remete ao movimento independente, enquanto “Food Lab” representa a colaboração de alta performance entre o talento dos chefs e os sistemas digitais que estruturam a operação.


O espaço reúne nomes como Heaven Delhaye, Carole Crema, Jiang Pu, Alana Rox e Raul Lemos, todos compartilhando o mesmo ambiente de produção e o mesmo fluxo de pedidos. De acordo com Bento, a proposta democratiza o acesso à culinária de autoria. “É a oportunidade única de ter a experiência e a assinatura gastronômica de um chef no dia a dia, com a simplicidade, velocidade e preço de uma refeição moderna.”

A escolha da Avenida Paulista foi estratégica. Bento afirma que o projeto pretende acompanhar a transformação recente da região. “A Paulista está passando por uma revitalização porque é onde o novo, o melhor e o mais importante querem estar. É um ponto de convergência de todos os tipos de pessoas e momentos.” Para ele, o Indie Food Lab se insere nesse ciclo como um destino gastronômico. Ele cita o sócio Fernando Scherer, Xuxa: “Nossa cozinha alimenta seu corpo. Nosso amor, sua alma.”


O modelo operacional é baseado em um pedido único para todas as culinárias disponíveis, tanto no consumo local quanto no delivery. Esse sistema, segundo Bento, foi desenvolvido para resolver ineficiências comuns em food halls tradicionais. “Vimos que modelos de restaurantes e food hall poderiam ser mais eficientes através do uso da tecnologia. No Indie Food Lab, você faz um único pedido para todas as culinárias e bebidas. Isso otimiza a produtividade e reduz desperdícios.”

A jornada do consumidor foi desenhada para ser totalmente integrada. Os pedidos são feitos em totens de autoatendimento, organizados por chef ou por tipo de culinária. A cozinha é aberta e o cliente acompanha a evolução do preparo em painéis com placas giratórias, inspirados em aeroportos. “A experiência combina arte, design e tecnologia. Queremos que o cliente tenha três sensações: ‘uau, o ambiente’, ‘uau, a comida’ e ‘uau, a experiência’”, diz Bento.


O espaço também conta com o Beco do Indie, área externa com painéis de grafite, e utiliza embalagens biodegradáveis ou recicláveis. Segundo o sócio, a combinação de eficiência operacional e curadoria gastronômica reflete uma mudança no consumo urbano. “O consumo gastronômico urbano está em um ponto de inflexão. O modelo que mais crescerá é aquele que equilibra qualidade, velocidade e flexibilidade.”

Bento reforça que o Indie Food Lab busca se posicionar de forma distinta de outros food halls da cidade. “Não somos um food hall tradicional. Somos uma operação otimizada. Oferecemos gastronomia de ponta com um único pedido, um único pagamento e uma jornada fluida e tecnológica.”

O projeto tem planos de expansão nacional. “Escolhemos a Avenida Paulista porque ela é o coração pulsante de São Paulo. Temos a ambição de ter no futuro até 30 unidades no Brasil”, afirma.

Imagens: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *