Operação

TikTok firma acordo de US$ 14 bi para manter operação nos Estados Unidos

Publicado

on

TikTok

O TikTok deu um novo passo para garantir a continuidade de suas operações nos Estados Unidos após firmar um acordo para a alienação de seu negócio no país. Segundo informações publicadas pelo site Axios, a plataforma concordou em transferir o controle da operação norte-americana para uma joint venture sob controle dos Estados Unidos, avaliada em aproximadamente US$ 14 bilhões.

A medida ocorre após uma ordem executiva assinada em 25 de setembro de 2025 pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prorrogou até 23 de janeiro de 2026 o prazo para que a controladora chinesa do TikTok, a ByteDance, encontrasse um novo proprietário para o negócio nos EUA. O prazo anterior terminaria em 16 de dezembro de 2025.

Leia também: TikTok Shop registra recorde de vendas na Black Friday

De acordo com o noticiário, a joint venture incluirá a Oracle, a gestora de private equity Silver Lake e o fundo de investimento MGX, com sede em Abu Dhabi. O fechamento oficial da transação está previsto para 22 de janeiro de 2026, um dia antes do novo prazo estabelecido pelo governo norte-americano.

As três entidades deteriam, em conjunto, cerca de 45% do negócio do TikTok nos Estados Unidos. Investidores da ByteDance e novos parceiros ficariam com aproximadamente 35%, enquanto a ByteDance manteria a participação restante. Segundo as informações, este é o acordo que teria recebido aprovação verbal do presidente Donald Trump e do presidente da China, Xi Jinping, em setembro de 2025, embora o governo chinês não tenha confirmado publicamente apoio à operação.

A Oracle armazena os dados dos usuários do TikTok nos Estados Unidos em seus servidores desde 2022. Conforme um memorando interno do CEO do TikTok, Shou Chew, citado pelo Axios, os integrantes da joint venture serão responsáveis por “retreinar o algoritmo de recomendação de conteúdo com base em dados de usuários dos Estados Unidos para garantir que o feed de conteúdo esteja livre de manipulação externa”.

O documento também aponta que um “parceiro de segurança confiável” fará auditorias e validará o cumprimento do acordo com as exigências de segurança nacional dos Estados Unidos. Após a conclusão da aquisição, a Oracle ficará encarregada de assegurar essa conformidade. A joint venture terá controle independente sobre a proteção de dados dos usuários, a segurança do algoritmo, a moderação de conteúdo e a garantia de software. O TikTok, por sua vez, continuará responsável pela interoperabilidade global do produto nos Estados Unidos e por atividades como o comércio eletrônico.

O debate sobre a permanência do TikTok no mercado norte-americano se intensificou após a aprovação da Lei de Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros, sancionada em abril de 2024 pelo então presidente Joe Biden. A legislação tornou ilegal a distribuição, manutenção ou atualização do TikTok por empresas dos Estados Unidos caso a operação do aplicativo permanecesse sob controle chinês. Como resultado, a plataforma ficou temporariamente indisponível no país durante o fim de semana de 18 e 19 de janeiro.

Em fevereiro de 2025, uma nova ordem executiva determinou a criação de um fundo soberano pelo governo dos Estados Unidos, com a possibilidade de utilização de recursos públicos para financiar parcial ou integralmente uma eventual aquisição do TikTok no país.

Imagem: Divulgação
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *