Marketing
Baly aposta em rebranding para fortalecer liderança no Brasil
A Baly Brasil inicia 2026 com a nova identidade visual do Baly Energy Drink, que começa a chegar aos pontos de venda em janeiro. O rebranding marca uma nova fase da trajetória da marca no mercado de energéticos. Em 2025, a Baly alcançou 26% de market share em volume no mercado nacional, segundo dados da NielsenIQ, superando a Red Bull no Brasil.
A nova identidade foi anunciada durante a Convenção Internacional Baly Brasil, realizada em outubro, em Florianópolis (SC), com a presença de representantes e clientes de seis países. O projeto envolveu oito agências convidadas para um processo de concorrência, além da atuação paralela do time interno da empresa como house de criação, sob gestão e direção artística de Welton Schmitz, gerente de Marketing, Inovação e Produto. A proposta desenvolvida internamente foi escolhida como a nova identidade da marca.
“Nosso projeto reuniu um time apaixonado pelo que faz, e que trouxe como primeira decisão a ideia de verticalizar o logo frontal, com base em dados de pesquisa de marcas mais amadas pela Genz e Alpha, nas quais a Baly assume protagonismo, pois entendemos que o consumidor deseja a marca e tê-la como destaque frontal faria total sentido, mas mantivemos as cores vibrantes que traduzem a brasilidade e a nossa identidade no PDV”, afirma Schmitz. “Além disso, refinamos cada tom para que transmita sempre clareza no sabor e que tenha esse ‘borogadó’ que só a Baly tem, como a escuta ativa, que faz parte de todos os nossos processos, que são trabalhados em conjunto com os nossos diretores Jânio Nandi Cardoso e Dayane Titon para insights tanto de exposição no PDV quanto do olhar criterioso de colocar a logo no topo da traseira para que a marca esteja presente em qualquer ângulo que o consumidor segurar”, completa.
Design e desenvolvimento interno
O novo design das embalagens traz arte autoral da designer Nayara Arenhart, integrante do time de Marketing da empresa e pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os traços foram desenvolvidos para traduzir a brasilidade da marca e ampliar a experiência visual do produto. O projeto inclui o uso de tintas de alta definição, intensificação das cores e aplicação de tinta tátil, responsável por manter o relevo característico das latas.
Para Simone Candido, gerente de Gestão de Gente da Baly Brasil, o projeto reflete o desenvolvimento de talentos internos. “O crescimento da Nayara no time de marketing é um exemplo que nos motiva. Com o acompanhamento da equipe descobrimos o talento dessa artista que em sua chegada atuava com atendimento e hoje participa de projetos com os quais consegue transformar a sua sensibilidade e carinho pela marca em traços e ilustrações únicas, o que só é possível pelo valor que foi transmitido pelo Sr. Mário Cardoso [sócio-fundador]”, destaca.
Presença no mercado e expansão
Com a nova identidade visual, a Baly reforça sua presença nos pontos de venda e amplia a narrativa de marca. Segundo Schmitz, o rebranding busca ampliar a conexão com diferentes gerações e reforçar a brasilidade como elemento central da comunicação.
A empresa registra crescimento médio de 50% ao ano e consolidou-se como a maior marca brasileira de energéticos. Além do mercado nacional, a Baly atua no Paraguai, Uruguai, Chile, México, Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Suriname e Irã.
“Estamos em uma fase de consolidação como marca nacional e global, sem perder a conexão emocional com quem consome Baly. Além do território brasileiro, já estamos também no Paraguai, Uruguai, Chile, México, Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Suriname e Irã. E continuaremos conquistando novos mercados em 2026”, afirma Dayane Titon Cardoso, diretora comercial e de marketing da empresa. “Esse rebranding representa a continuidade de um caminho pautado por inovação, criatividade e proximidade”, conclui.
Dados de mercado
O novo posicionamento visual se soma aos resultados recentes da marca. Entre 2022 e 2025, enquanto o mercado de energéticos cresceu 21% no país, a Baly avançou 42%, conforme dados da NielsenIQ. A empresa também lidera o segmento de energéticos saborizados, com 80% de participação, segundo a Scanntech.
De acordo com dados do ScanShare da Scanntech, no período de outubro de 2024 a setembro de 2025, a Baly ocupou a liderança em volume de vendas em cinco meses (outubro, novembro e dezembro de 2024, além de março e abril de 2025) à frente da Monster Energy. A diferença de participação entre as duas marcas passou de 1,4 ponto percentual em 2024 para 0,6 ponto percentual em 2025.
Imagem: Divulgação
