Operação

Dezembro impulsiona compras internacionais e turismo no Brasil, aponta Visa

Publicado

on

Fiserv; dezembro visa

A Visa informou que a temporada de festas no Brasil registrou aceleração nos pagamentos realizados com credenciais da empresa. De acordo com dados da Visa Consulting & Analytics (VCA), houve aumento de 25% nas transações online feitas em sites internacionais em dezembro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os dados indicam que consumidores brasileiros recorreram com maior frequência a varejistas estrangeiros para as compras de fim de ano. O levantamento também mostrou impacto positivo no turismo. As transações realizadas por estrangeiros no Brasil cresceram 10% em dezembro de 2025, com destaque para visitantes dos Estados Unidos, França e Portugal.

No sentido inverso, as transações presenciais internacionais de brasileiros viajando ao exterior registraram aumento de 25% no mesmo período. Estados Unidos, Portugal e Itália foram os principais destinos. Segundo a VCA, o movimento reflete o uso de pagamentos digitais em viagens internacionais.

De forma geral, a análise apontou crescimento no número total de transações da Visa em dezembro de 2025 em relação a dezembro de 2024. No comércio eletrônico, vestuário e serviços digitais concentraram a maior parte das transações durante as festividades de fim de ano. Nas compras presenciais, supermercados, postos de gasolina e restaurantes lideraram o volume. Os pagamentos por aproximação cresceram 15% no período.

O levantamento também identificou que o consumidor brasileiro concentrou as compras mais próximas do Natal. O dia 23 de dezembro registrou o maior volume de transações Visa em todo o ano de 2025.

“O fim de ano trouxe um aumento claro na atividade dos consumidores, com viajantes e compradores em todo o Brasil adotando pagamentos digitais seguros e sem fricção”, afirmou Javier Vazquez, vice-presidente sênior e head da Visa Consulting & Analytics na América Latina e Caribe. “A Visa tem orgulho de desempenhar um papel fundamental ao viabilizar formas mais profundas de consumo durante as festas, por meio de sua infraestrutura de pagamentos digitais segura e eficiente, permitindo que os consumidores se conectem além das transações tradicionais.”

A equipe da VCA analisou dados de transações realizadas no Brasil por meio da VisaNet entre 1º e 31 de dezembro de 2025, comparados ao mesmo período de 2024. O estudo exclui transações e gastos relacionados ao Visa Direct. Os percentuais de crescimento referem-se ao número de transações em dólares americanos e moeda local.

Imagem: Divulgação

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *