Operação
Amazon planeja eliminar cerca de 14 mil postos de trabalho corporativos, segundo Reuters
A Amazon planeja eliminar cerca de 14 mil postos de trabalho corporativos, segundo informações divulgadas pela Reuters. Os cortes devem atingir diferentes unidades de negócios, incluindo Amazon Web Services, varejo, Prime Video e a área de recursos humanos, chamada internamente de People Experience and Technology. As demissões podem começar a partir de terça-feira (27).
Em outubro de 2025, a Amazon já havia demitido aproximadamente 14 mil funcionários corporativos. À época, a Reuters informou que a medida fazia parte de uma iniciativa para reduzir despesas e corrigir o aumento excessivo do quadro de pessoal ocorrido durante a pandemia de Covid-19. Considerando os dois movimentos, as demissões representariam cerca de 10% da força de trabalho corporativa da empresa, estimada em aproximadamente 350 mil pessoas.
As informações sobre novos cortes ocorrem após reportagens indicarem que a ampliação do uso de robôs poderia permitir à Amazon substituir mais de 500 mil trabalhadores humanos nos Estados Unidos e evitar a contratação de outros 160 mil funcionários até 2027. A empresa negou publicamente essas informações.
Em uma mensagem enviada aos funcionários em junho de 2025 e publicada no blog corporativo da Amazon, o CEO Andy Jassy afirmou que a empresa enxerga a inteligência artificial generativa e a inteligência artificial agêntica como tecnologias transformadoras, capazes de permitir a redução do quadro corporativo. Na comunicação, Jassy não especificou quantos postos de trabalho poderiam ser eliminados.
Durante a temporada de festas de fim de ano de 2025, a Amazon contratou 250 mil trabalhadores temporários pelo terceiro ano consecutivo. Paralelamente, a companhia vem reduzindo o número de funcionários corporativos nos últimos anos. Em janeiro de 2025, cerca de 200 postos foram eliminados no grupo de lojas da América do Norte, que inclui as áreas de moda e fitness.
Outras medidas incluem o corte de centenas de posições em diversas divisões da Amazon Web Services em abril de 2024 e a redução de menos de 5% do quadro da unidade responsável pelo serviço Buy with Prime em janeiro do mesmo ano. Ainda naquele mês, a empresa eliminou várias centenas de cargos nas operações do Prime Video e do Amazon MGM Studios, além de demitir “pouco mais de 500 pessoas” na plataforma de streaming de jogos Twitch.
Imagem: Reprodução
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo
