Inovação
Amazon amplia funcionalidades do assistente Rufus
A Amazon anunciou a ampliação das funcionalidades do Rufus, assistente de compras baseado em inteligência artificial generativa integrado ao aplicativo e ao site da companhia nos Estados Unidos.
Lançado em 2024, o Rufus foi desenvolvido como um assistente de compras treinado com base no catálogo de produtos da Amazon, avaliações de clientes, perguntas e respostas da comunidade e informações disponíveis na web. A ferramenta responde a perguntas, faz recomendações com base no contexto da conversa e auxilia na descoberta de produtos dentro da experiência de compra da plataforma.
Em novembro de 2025, a empresa havia incorporado novos recursos ao Rufus, incluindo busca por texto e imagem e um rastreador de preços com histórico de 30 e 90 dias.
Agora, a Amazon passa a disponibilizar duas novas funcionalidades. Ao acessar a página de detalhes de qualquer produto, o cliente pode selecionar o botão “Compare with similar” (“Comparar com similares”) para visualizar uma comparação rápida com itens semelhantes.
Além disso, em páginas selecionadas, os consumidores podem clicar em “Why you might like this” (“Por que você pode gostar disso”) para receber uma explicação sobre por que o produto pode ser adequado às suas preferências de compra, com base em seu histórico e comportamento na plataforma.
Todos os clientes da Amazon nos Estados Unidos têm acesso ao Rufus. A ferramenta pode ser utilizada ao tocar no ícone de balões de conversa com símbolo de brilho no aplicativo Amazon Shopping ou na versão desktop do site.

Imagem: Divulgação
Informações: Chain Store Age
Tradução livre: Central do Varejo
