Economia
Dona da Casas Bahia realiza onda de demissões em meio a reestruturação
Cerca de 100 pessoas do setor administrativo foram demitidas nesta semana, layoff faz parte do processo de restruturação
A Via tem passado por um processo de enxugamento de seu quadro de funcionários desde a mudança de liderança ocorrida em março, de acordo com informações divulgadas pelo Valor Econômico. Segundo uma fonte citada pelo jornal, cerca de 100 pessoas da área administrativa foram demitidas nesta semana, como parte de um processo de reestruturação. No entanto, as demissões têm ocorrido em diferentes departamentos, hierarquias e áreas de negócio. Em março, a Via anunciou a troca de CEO, com Renato Horta Franklin assumindo o cargo em substituição a Roberto Fulcherberguer, que ocupou a posição por mais de três anos.
A empresa definiu essa mudança na diretoria como o início de um novo ciclo. Em um comunicado divulgado na época, a Via afirmou que a entrada de Renato marca o início de um novo capítulo em sua história. Segundo o Valor Econômico, as demissões recentes fazem parte de um movimento mais estruturado para gerar economias e reduzir despesas. Estima-se que a redução de pessoal possa atingir de 10% a 15% do quadro total, dependendo do departamento.
No ano passado, a Via encerrou suas operações com aproximadamente 46 mil funcionários. Essas demissões recentes representam um esforço da empresa para reajustar sua estrutura organizacional e buscar maior eficiência operacional em meio a um ambiente de negócios desafiador.
Imagem: Divulgação