Economia
Eu Entrego cresce 55% graças a investimentos em tecnologia
Para segundo semestre, logtech planeja faturar mais 62%; empresa investe em plataformas que melhoram a experiência do cliente
A plataforma Eu Entrego, que conecta varejistas a maior rede de entregadores autônomos do Brasil, aumentou em 55% suas vendas no primeiro semestre de 2023, quando comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com a empresa, o resultado se dá por causa do investimento em tecnologia para aperfeiçoar processos e a experiência do cliente.
Atualmente, a Eu Entrego opera em mais de 400 cidades, contando com clientes gigantes em seus segmentos, como Vivo, RiHappy, Cobasi, Raia Drogasil, O Boticário, Petz, Kalunga e Bemol. A logtech busca alcançar mais localidades, esperando chegar a 600 municípios atendidos pelos serviços ainda em 2023.
A empresa foi criada com o intuito de proporcionar o equilíbrio perfeito entre lojistas e entregadores, viabilizando um frete que fosse adequado ao empresário e, ao mesmo tempo, um pagamento justo para o entregador. Seguindo essa receita, a Eu Entrego obteve mais de 90% de sucesso nas entregas, com a parceria de mais de 50 mil motoristas.
Entre os investimentos feitos pela companhia, é possível citar a plataforma Envoy, que viabilizou uma escalada das operações de varejistas com maior eficiência e mais economia, proporcionando um “product-market fit” (quando um produto consegue atingir às demandas do mercado) satisfatório às empresas atendidas.
O Envoy é um software produzido com tecnologia própria da Eu Entrego como uma adaptação do sistema já utilizado pela empresa, mas adaptado para necessidades específicas dos clientes e contando com as funcionalidades necessárias.
O teste da plataforma obteve resultados tão positivos que os varejistas mostraram interesse em utilizar a Envoy para gerenciar todas as entregas de suas marcas, mesmo as que não fossem feitas pela Eu Entrego. A expectativa é que o software seja responsável por até 30% do faturamento da empresa em 2023, segundo o CEO Vinicius Pessin.
A solução criada pela Eu Entrego funciona através de geolocalização inteligente, com roteirização baseada em machine learning para aprimoramento de rotas, tracking em tempo real do entregador, gestão de entregas centralizada e aprimoramento das operações baseada nos dados coletados, em uma plataforma com interface intuitiva e responsiva, fácil de usar por todas as partes envolvidas.
A expectativa da Eu Entrego para a segunda metade do ano é animadora: projeção de 62% de faturamento, alcançando a marca de 6 milhões de entregas. “O crescimento da empresa é reflexo do alinhamento com as tendências do mercado. Observamos aumento acelerado na base de clientes, abertura dos hubs metropolitanos de entrega e crescimento da modalidade de SaaS. Por meio de soluções estratégicas para estas demandas, conseguimos entregar um projeto logístico que vem revolucionando a forma de realizar entregas no Brasil”, diz Pessin.
O faturamento da empresa chegou a 23% em 2022 e, nesse ano, a receita total deve crescer mais que a metade. A Eu Entrego planeja, também, ampliar o número de contratações, com a expectativa de aumentar em 22% o seu quadro de funcionários.
Imagem: Envato