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Como a IA pode alavancar as vendas de fim de ano?
Para se destacarem em um cenário em constante transformação, as empresas precisam adotar abordagens inovadoras que melhorem a eficiência e competitividade. Os departamentos de marketing e vendas, frequentemente chamados de “a engrenagem da corporação”, desempenham papel fundamental nesse contexto, já que são as principais fontes de receita das organizações. Não é surpresa que gestores atualizados estejam atentos às mais recentes novidades em inteligência artificial para enfrentar esses desafios modernos nas vendas de fim de ano.
Quais as vantagens?
A tecnologia brilha ao processar grandes volumes de dados, identificar tendências ocultas e orientar decisões estratégicas embasadas em informações precisas. Tem ainda a capacidade de ajudar as corporações a identificar as alavancas internas com maior impacto em seu market share. Isso porque pode mergulhar em uma gama de dados e descobrir quais elementos estão afetando a participação de mercado, seja aumento de preços, mudanças na embalagem, logística, entre outros.
A inteligência artificial também é capaz de avaliar o desempenho de campanhas, revelando o impacto real de cada estratégia no resultado do negócio. O que é muito valioso, pois incentiva a realização de melhorias constantes.
Com base em dados históricos e tendências, a IA prevê com precisão a demanda futura e do mercado. Podemos dizer que é uma ferramenta crucial para ajustar as táticas de vendas de fim de ano acordo com a evolução total do setor, incluindo concorrentes.
Impulsionando resultados
Vamos ver como a tecnologia pode revolucionar a estratégia de marketing e vendas de fim de ano com um exemplo prático e hipotético. Uma grande indústria de alimentos e bebidas enfrentava uma queda em seu market share. Sob pressão para reverter a situação, o diretor de marketing utilizou modelagem de dados para uma análise abrangente, coletando informações internas e externas.
Assim, identificou que investimentos na área, especialmente em ações nos pontos de venda, eram importantes, mas a empresa havia reduzido os recursos devido a uma mudança estratégica. Ao compreender esse insight, aumentou os investimentos, focando particularmente nos PDVs. Em pouco tempo, a empresa recuperou seu market share.
O exemplo destaca como a IA fornece dados confiáveis para tomadas de decisões bem fundamentadas, permitindo adaptar estratégias e alcançar resultados mensuráveis, seja em marketing, seja em vendas. Isso ainda ilustra não apenas a capacidade de resolver desafios existentes, mas também o poder de impulsionar a inovação e o crescimento contínuo nas organizações.
Imagem: Envato
*Bruno Rezende é CEO da 4intelligence. A 4intelligence é especialista em ciência da decisão. Desenvolve soluções para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, por meio de modelagem econométrica e inteligência artificial.