E-commerce
A preferência por informações sobre produtos através das redes sociais
Empresa de marketing digital MoEngage revela que 26% dos consumidores no Brasil gostam de receber novidades nas redes
A vida digital é agora uma parte intrínseca do comportamento de consumo, e praticamente todos as pessoas têm um dispositivo móvel em mãos para consultar produtos antes de comprar. O varejo brasileiro vive essa realidade todos os dias, principalmente por meio das redes sociais. Segundo um estudo da empresa de marketing digital MoEngage, as redes sociais são os canais preferidos por mais da metade dos consumidores brasileiros para obter informações sobre lançamentos de produtos. Entre as plataformas mais destacadas nessa “vitrine digital” estão o Instagram, o YouTube e o Snapchat, sendo o WhatsApp o favorito dos consumidores.
De acordo com a pesquisa, 26% dos consumidores brasileiros preferem receber comunicados sobre novos produtos pelo aplicativo de mensagens, enquanto outros 14,8% preferem recebê-los por e-mail. O Facebook também foi mencionado por 11,2% dos consumidores. Essa tendência do mercado está alinhada com a crescente popularização do acesso à internet na América Latina, com uma taxa de penetração de 66% no último ano, sendo que no Brasil esse percentual ultrapassa 70%.
Além disso, a pesquisa revelou que o monitoramento da entrega por canais digitais também é importante para os consumidores. Cerca de 31,6% dos entrevistados preferem receber avisos de entrega por e-mail, 22,8% preferem pelo WhatsApp, 18,4% por notificações na tela principal do celular, 14,4% por SMS e 12,8% por mensagens nos aplicativos ou banners nos sites.
Com base nos dados do estudo, as marcas presentes nessas redes sociais têm uma chance ainda maior de se destacarem no mercado, já que a probabilidade de seus produtos serem visualizados nos canais virtuais é maior. Além disso, cabe aos varejistas identificar as preferências do público para segmentar os interesses e oferecer um atendimento personalizado com base nesses dados. Enquetes, pesquisas e solicitações de feedback direto são maneiras de alcançar esse objetivo. Enviar alertas de texto e utilizar inteligência artificial a favor do varejo são outras formas de monitorar os interesses de consumo e realizar campanhas de marketing digital voltadas para o engajamento da marca com potenciais clientes.
Os lojistas que conseguem identificar o que o público gosta têm a capacidade de criar uma relação de fidelidade com o cliente, melhorando sua experiência de compra. Com a satisfação do cliente garantida, o sucesso dos negócios é uma consequência natural.
Imagem: Freepik