Colunistas

A tendência “second hand” e a nova forma de consumir

Publicado

on

Second Hand

Os números não deixam dúvidas, o mercado de itens de moda usados cresceu, e cresce a cada dia. Um levantamento do Sebrae aponta que desde 2021, mais de 6,7 mil lojas desse segmento foram abertas, e um recente estudo sobre moda do  Boston Consulting Group (BCG) afirma que o setor pode crescer de 15 a 20%, ultrapassando o valor do mercado de fast fashion até 2030.

Um hábito antigo com novas motivações, não é novidade ter peças usadas no guarda roupas, desde a troca e empréstimos entre amigas até às doações e “heranças” entre irmãos; Novo é o comportamento dos consumidores e a forma que se relacionam com a moda.

As gerações Millennial e Z são mais exigentes e conscientes, misturam estilos, buscam exclusividade, e são mais desapegados: compram para fazer “bons negócios” e vendem para fazer a moda e a economia “circular”. Sustentabilidade é fator decisivo na hora de consumir, ainda mais quando falamos em moda, uma das indústrias mais poluentes do mundo.

Em um mundo pós pandêmico o fator econômico é relevante, as peças e artigos de luxo “second hand” se tornaram um modo acessível de manter os hábitos de consumo.

Não à toa a tendência “second hand” apresenta números tão promissores.

Até gigantes mundiais do varejo aderiram a essa tendência. As pioneiras Stella McCartney, Burberry e Gucci fecharam parceria com a The RealReal, loja online de consignação com 17 milhões de usuários, que vem democratizando o luxo de segunda mão há mais de dez anos.

Second Hand

Imagem de campanha, parceria entre Gucci e The RealReal, fonte: The RealReal

No Brasil temos diversos players de sucesso:

Brechó Peça Rara, que faz parte do grupo Semenzato (SMZTO), um dos maiores investidores em franquias do país. Contam atualmente com cerca de 90 lojas. A atriz Deborah Secco é sócia da empresa desde 2022.

Divulgação

TROC começou o negócio pelo e-commerce em 2016, e faz parte do grupo Arezzo desde 2020. Atualmente, conta com 2 lojas físicas e tem uma parte exclusiva de artigos de luxo.

Divulgação

Enjoei, o e-commerce que surgiu em formato de um blog despretensioso, conta com mais de 790 mil clientes ativos e já foi avaliado em mais de R$2 bilhões.

Reprodução: site Enjoei.com.br

Casa mundo reúne em um único lugar os itens mais diversos, desde moda, artigos de decoração e móveis vintage. Conta com um projeto exclusivo elaborado pela GDesign, em breve será inaugurado na Vila Madalena em SP.

Divulgação: GDesign

Uma tendência sem volta, o segmento “second hand” veio para ficar, e se consolida a cada dia, primeiro, por responder de maneira eficaz as exigências de novos consumidores, segundo, por nos fazer refletir em como podemos ressignificar o passado e pensar no futuro.  


(*) Graciane Santos. Arquiteta, supervisora de projetos na GDesign, especialista em rollout, gestão e tecnologia de sistemas construtivos. Acesse https://goakiradesign.com/ e saiba mais!

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *