• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Franchising

ABF avalia como positivas decisões recentes do STF sobre franquias
Advertisement

Franchising

O boom das academias de bairro e como elas estão conquistando o público

Franchising

Web Summit Lisboa 2025 debate o futuro da mídia e o papel das novas gerações na construção de audiências sustentáveis

Franchising

Foodservice impulsiona contratações temporárias no fim do ano, mas enfrenta escassez de mão de obra

Franchising

Franquias de saúde e tecnologia: o novo rumo do mercado médico-hospitalar

Franchising

Franquias de calçados e o desafio da diferenciação no varejo

Franchising

Franchising Sem Filtro #4: Claudia Grosman

Colunistas Franchising

Microfranquias estão se tornando o motor do franchising no Brasil

Colunistas Franchising

Cultura de gestão financeira transforma franquias em redes de alta performance

Economia Franchising

Cafés especiais no Brasil e o crescimento da Sterna Café

Franchising

ABF avalia como positivas decisões recentes do STF sobre franquias

Sidnei Amendoeira, diretor jurídico da entidade, comenta jugalmentos do STF envolvendo a relação entre franqueados e franqueadoras

Publicado

2 anos atrás

on

30 de maio, 2023

Por

Pedro Figueiredo


As franqueadoras conseguiram duas importantes vitórias no Supremo Tribunal Federal (STF), fortalecendo a validade dos contratos de franquia e rejeitando pleitos de ex-franqueados que buscavam o reconhecimento de vínculo empregatício. Essas decisões da mais alta corte do país respaldaram a terceirização ampla e irrestrita, de acordo com teses jurídicas anteriores, e sinalizam um avanço na proteção da liberdade econômica e na aceitação de diferentes modelos de organização do trabalho. As recentes posições do STF foram vista como positivas pela ABF (Associação Brasileira de Franchisng), que avalia impactos significativos sobre os limites e regulamentações das relações comerciais.

Em conversa com a Central do Varejo, Sidnei Amendoeira, diretor jurídico da ABF, comenta que existem dois precedentes no STF. A primeira decisão, do Ministro Alexandre de Moraes, aponta que relações podem ser regidas por outras formas que não a própria CLT, sendo a franquia uma delas, o que determinou que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) não pode anular o contrato. “O grande problema nesse primeiro caso é que, como franqueado não pagaria royalties, houve uma desconstituição pura e simples do contrato de franquia. Segundo o ministro, a decisão do TRT viola decisões anteriores com repercussão geral”, explica Sidnei. 

O diretor abordou também o caso da Prudential. “Esse segundo caso do  Ministro André Mendonça, é um caso de seguradora.  Mesma premissa, em que se anulou o contrato de franquia. Além disso, há menção à decisão do ministro Alexandre de Moraes para revisar os argumentos e uma citação à lei da liberdade econômica”, argumenta, referindo-se à menção ao artigo da Lei nº13784/2019 que se presume a existência de boa fé nas relações contratuais.

Sidnei explica que o TRT deveria ter feito uma análise do mercado de seguros, de como se dão as vendas no setor, da função social do contrato de forma organizada, entre outras coisas, antes de determinar a relação de trabalho e a aplicação da CLT. 

A discussão sobre a validade das relações de trabalho em contratos de franquia chegou ao STF por meio de reclamações que questionavam decisões judiciais contrárias aos entendimentos da Corte. As novas decisões representam uma mudança de posicionamento da corte ao reconhecer o princípio da liberdade econômica e aceitar formas de organização de trabalho, como terceirização e pejotização, desde que não haja fraude.

As leis que regem as franquias, tanto a revogada Lei nº 8.955/1994 quanto a atual Lei nº 13.966/2019, estabelecem que o contrato de franquia não gera vínculo de emprego entre o franqueado e a franqueadora. Os ministros do STF consideraram que a terceirização ampla também se aplica aos contratos de franquia empresarial, permitindo a constituição de vínculos distintos da relação de emprego regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), desde que respeitadas as condições legais.

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Recuperação de shoppings é mais rápida no Nordeste e Norte do país

Não perca

Master franqueada do BK aposta em dados e diminui custos em 20%

Continue Reading

Você pode gostar

  • Meta Meta

    CMO da Meta aposta em IA para transformar o marketing digital

  • academias de bairro academias de bairro

    O boom das academias de bairro e como elas estão conquistando o público

  • Toto Wolff Toto Wolff

    Toto Wolff e Qualcomm debatem valor de marca no Web Summit Lisboa 2025

  • mídia mídia

    Web Summit Lisboa 2025 debate o futuro da mídia e o papel das novas gerações na construção de audiências sustentáveis

  • Bath & Body Works Bath & Body Works

    Bath & Body Works leva fragrâncias natalinas a espaços públicos nos EUA

  • Burger King China Burger King China

    Restaurant Brands forma joint venture para expandir Burger King na China

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Meta
Eventos4 horas atrás

CMO da Meta aposta em IA para transformar o marketing digital

academias de bairro
Franchising5 horas atrás

O boom das academias de bairro e como elas estão conquistando o público

Toto Wolff
Eventos5 horas atrás

Toto Wolff e Qualcomm debatem valor de marca no Web Summit Lisboa 2025

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.