• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Franchising

ABF avalia como positivas decisões recentes do STF sobre franquias
Advertisement

Colunistas Franchising

O perfil do franqueado brasileiro: Habilidades, competências e capacitação

Colunistas Franchising

A delimitação geográfica na cláusula de não concorrência: a tese do "Purple Pencil" na jurisprudência brasileira

Franchising

Franquias de vizinhança têm proximidade como diferencial

Franchising

Casa Bauducco acelera expansão e abre novas unidades

Franchising

Franchising Sem Filtro #2: Fernando Canizares

Colunistas Franchising

Soft skills que fazem a diferença na liderança das franquias

Colunistas Franchising

Lovemarks: o que são e como as franquias podem se beneficiar

Franchising

Casa do Construtor inaugura três unidades no Uruguai e amplia expansão internacional

Franchising

Locais alternativos ampliam oportunidades para marcas no franchising

Franchising

ABF avalia como positivas decisões recentes do STF sobre franquias

Sidnei Amendoeira, diretor jurídico da entidade, comenta jugalmentos do STF envolvendo a relação entre franqueados e franqueadoras

Publicado

2 anos atrás

on

30 de maio, 2023

Por

Pedro Figueiredo


As franqueadoras conseguiram duas importantes vitórias no Supremo Tribunal Federal (STF), fortalecendo a validade dos contratos de franquia e rejeitando pleitos de ex-franqueados que buscavam o reconhecimento de vínculo empregatício. Essas decisões da mais alta corte do país respaldaram a terceirização ampla e irrestrita, de acordo com teses jurídicas anteriores, e sinalizam um avanço na proteção da liberdade econômica e na aceitação de diferentes modelos de organização do trabalho. As recentes posições do STF foram vista como positivas pela ABF (Associação Brasileira de Franchisng), que avalia impactos significativos sobre os limites e regulamentações das relações comerciais.

Em conversa com a Central do Varejo, Sidnei Amendoeira, diretor jurídico da ABF, comenta que existem dois precedentes no STF. A primeira decisão, do Ministro Alexandre de Moraes, aponta que relações podem ser regidas por outras formas que não a própria CLT, sendo a franquia uma delas, o que determinou que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) não pode anular o contrato. “O grande problema nesse primeiro caso é que, como franqueado não pagaria royalties, houve uma desconstituição pura e simples do contrato de franquia. Segundo o ministro, a decisão do TRT viola decisões anteriores com repercussão geral”, explica Sidnei. 

O diretor abordou também o caso da Prudential. “Esse segundo caso do  Ministro André Mendonça, é um caso de seguradora.  Mesma premissa, em que se anulou o contrato de franquia. Além disso, há menção à decisão do ministro Alexandre de Moraes para revisar os argumentos e uma citação à lei da liberdade econômica”, argumenta, referindo-se à menção ao artigo da Lei nº13784/2019 que se presume a existência de boa fé nas relações contratuais.

Sidnei explica que o TRT deveria ter feito uma análise do mercado de seguros, de como se dão as vendas no setor, da função social do contrato de forma organizada, entre outras coisas, antes de determinar a relação de trabalho e a aplicação da CLT. 

A discussão sobre a validade das relações de trabalho em contratos de franquia chegou ao STF por meio de reclamações que questionavam decisões judiciais contrárias aos entendimentos da Corte. As novas decisões representam uma mudança de posicionamento da corte ao reconhecer o princípio da liberdade econômica e aceitar formas de organização de trabalho, como terceirização e pejotização, desde que não haja fraude.

As leis que regem as franquias, tanto a revogada Lei nº 8.955/1994 quanto a atual Lei nº 13.966/2019, estabelecem que o contrato de franquia não gera vínculo de emprego entre o franqueado e a franqueadora. Os ministros do STF consideraram que a terceirização ampla também se aplica aos contratos de franquia empresarial, permitindo a constituição de vínculos distintos da relação de emprego regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), desde que respeitadas as condições legais.

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Recuperação de shoppings é mais rápida no Nordeste e Norte do país

Não perca

Master franqueada do BK aposta em dados e diminui custos em 20%

Continue Reading

Você pode gostar

  • três mulheres em pé mexendo no celular três mulheres em pé mexendo no celular

    Países que mais compram online: saiba quais são

  • IA logística de ponta; fulfillment brasil; frete fob IA logística de ponta; fulfillment brasil; frete fob

    Frete FOB: saiba mais sobre esta modalidade

  • Sterna Café e Tok&Stok anunciam parceria

  • atualização do Simples Nacional; gestão de negócios atualização do Simples Nacional; gestão de negócios

    Busca por pós-graduação cresce 22% e curso de Gestão de Negócios atrai profissionais

  • menos trabalhadores; cielo; semana do brasil menos trabalhadores; cielo; semana do brasil

    Semana do Brasil: como preparar sua loja para vender mais

  • chatbots; assistentes virtuais; atendimento ao cliente chatbots; assistentes virtuais; atendimento ao cliente

    Consumidores estão mais abertos a atendimento ao cliente com IA

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
três mulheres em pé mexendo no celular
E-commerce12 horas atrás

Países que mais compram online: saiba quais são

IA logística de ponta; fulfillment brasil; frete fob
Operação12 horas atrás

Frete FOB: saiba mais sobre esta modalidade

Operação13 horas atrás

Sterna Café e Tok&Stok anunciam parceria

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Clube Mais Criativo
Vídeos6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #50: Clube Mais Criativo

Mercadão dos Óculos
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #49: Mercadão dos Óculos

Plié
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #48: Plié

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação