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ABF Franchising Summit Brasil 2025 destaca a força do franchising e a transformação digital do Grupo Trigo

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ABF Franchising Summit

O Expo Center Norte é o palco do ABF Franchising Summit Brasil 2025. Sob o comando da mestre de cerimônias Claudia Vobeto, o evento começou hoje, 23, reunindo centenas de empresários e profissionais do setor para debater os rumos do franchising brasileiro.

Logo na abertura, os números impressionaram: o setor movimentou R$ 278 bilhões nos últimos 12 meses, empregando diretamente 1,8 milhão de brasileiros nas unidades franqueadas. São mais de 200 mil empresas franqueadas espalhadas pelo país, concretizando o sonho de milhares de empreendedores.

Leia também: Franchising cresce 8,9% no primeiro trimestre do ano

O presidente da ABF e CEO do Grupo Trigo, Tom Moreira Leite, abriu a programação de palestras com o tema “A Arte de Viver a Transformação”. Em seu discurso, reforçou que “franchising é sobre pessoas”, destacando o modelo como uma forma de empreendedorismo assistido, que capacita o franqueado para ser um agente de impacto social.

Segundo Tom, o setor é um exemplo de capitalismo consciente, onde a interdependência entre franqueadores e franqueados fortalece não apenas os negócios, mas também o tecido social brasileiro. “Máquinas não transformam o mundo. Pessoas transformam”, afirmou, sob aplausos.

A transformação do Grupo Trigo

Na sequência, Tom compartilhou a jornada de transformação digital vivida pelo Grupo Trigo – detentor de marcas como Spoleto, Koni, Gendai, China in Box e ASV.

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Ao assumir o comando anos atrás, encontrou um cenário desafiador, com resultados negativos acumulados. Hoje, o grupo conta com 680 unidades em todo o país, com um forte foco em digitalização.

Destaque para a experiência do Spoleto, que passou por uma grande virada a partir de 2020, com a implantação de totens de autoatendimento e a reorganização dos processos de cozinha para atender, de forma eficiente, tanto o delivery quanto o salão físico.

Os resultados foram expressivos: o número de clientes atendidos por hora dobrou, passando de 105 para mais de 200. Isso refletiu diretamente na diluição dos custos operacionais e no aumento de margem.

Além disso, a digitalização trouxe mais confiança à equipe de loja. Segundo Tom, os funcionários se tornaram mais “livres”, pois o atendimento digital desafogou a operação de balcão.

Franchising cada vez mais digital

Outro dado que chamou atenção foi o crescimento expressivo das vendas digitais nas marcas do grupo. Em 2025, aproximadamente 75% de todas as transações nas unidades já acontecem por algum canal digital, seja próprio ou de terceiros.

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O Spoleto, por exemplo, tem hoje sete canais diferentes de captação de pedidos, incluindo totens, aplicativos, PWA e delivery, o que reforça a estratégia omnichannel da companhia.

Os investimentos em tecnologia também impactaram diretamente na margem de contribuição por cliente, com um aumento médio de R$ 400 por cliente graças à personalização da oferta, ao uso de dados e à maior eficiência operacional.

Tom finalizou sua apresentação reforçando que a transformação digital no Grupo Trigo não foi uma decisão de diretoria, mas sim uma resposta ao comportamento do consumidor. “Foi o cliente quem puxou essa transformação. Nós, como executivos, tivemos que nos adaptar”, afirmou.

A programação do ABF Franchising Summit Brasil 2025 se estende até amanhã, 24 de junho, com outros grandes nomes do franchising nacional e a Central do Varejo está presente no evento cobrindo todos os detalhes.

Imagens e informações: (*) Patricia Cotti – Ganhadora do Digital Transformation Awards, Sócia Diretora da Goakira, Diretora de Pesquisa do IBEVAR, Colunista Central do Varejo, Professora dos MBAs da FIA, ESPM, ESECOM, USP.

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