Connect with us

Colunistas

Abrir uma farmácia é um bom negócio?

Published

on

abrir uma farmácia

A pergunta “abrir uma farmácia é um bom negócio?” muitas vezes surge na mente dos empreendedores que buscam um setor estável e promissor. A resposta é clara: sim, abrir uma farmácia é um excelente negócio. Segundo o Sebrae, as farmácias apresentam inúmeras vantagens, sendo uma das principais o fato de serem empreendimentos pouco afetados por crises econômicas, já que comercializam produtos essenciais para a saúde, especialmente medicamentos.

Se considerarmos ainda o modelo de franquia, os riscos diminuem significativamente. Dados da IQVIA mostram que, nos últimos 24 meses até fevereiro de 2024, 86% das farmácias que fecharam as portas eram independentes, enquanto apenas 4% das que encerraram as atividades eram franquias. Esse dado revela que a taxa de mortalidade das franquias é muito menor do que a dos negócios próprios independentes.

Ao optar por uma franquia, o empreendedor se beneficia do know-how do franqueador, que já testou e aprimorou seus processos antes de repassá-los para a rede de franquias. Na FarMelhor, por exemplo, crescemos 19,8% em 2023, enquanto o setor farmacêutico no Brasil cresceu 8,2% no mesmo período, segundo a IQVIA. Nosso desempenho superou até mesmo o crescimento do setor de franchising, que foi de 13,8% no último ano, conforme dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

A venda de produtos não medicamentosos e medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) representa, em média, 48% do faturamento de uma drogaria. Esses produtos ficam expostos do lado de fora do balcão, permitindo que os consumidores os peguem diretamente. Do lado de dentro, destacam-se os medicamentos genéricos, que atualmente representam 30% do faturamento da nossa rede.

Na FarMelhor, acreditamos na importância de investir nos MIPs, expondo-os em gôndolas bem-sinalizadas e destacadas. É comum organizá-los em prateleiras coloridas, onde cada cor representa um grupo de medicamentos, como itens para dor e febre, relaxantes, analgésicos, antitérmicos, entre outros. Os MIPs devem estar disponíveis em sistema de autosserviço, onde o próprio cliente escolhe o produto desejado.

Nossa experiência com mais de 470 unidades, entre operacionais e em inauguração, nos permite oferecer um aconselhamento especializado para quem deseja abrir uma nova farmácia. As redes de franquia, como a FarMelhor, estão cada vez mais investindo no layout das lojas, setorizando os produtos para facilitar a experiência do cliente.

Além dos medicamentos, nossos franqueados contam com uma linha exclusiva de suplementos e polivitamínicos da marca Acrius, que está no mercado há sete anos. Com 12 produtos, como polivitamínicos AZ, cápsulas de colágeno, cálcio e ômega 3, essa linha atende à crescente demanda por suplementação alimentar. Segundo a ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), o consumo de suplementos está presente em 59% dos lares brasileiros.

Em 2021, as vendas da linha Acrius aumentaram 40%, em 2022, 45%, e em 2023, 35%. Embora os anos de 2021 e 2022 tenham apresentado um crescimento mais expressivo devido à pandemia, um aumento de 35% ainda é significativo no mercado atual.

As farmácias estão se tornando hubs de saúde, oferecendo um mix de serviços como avaliação de saúde e estética, aplicação de vacinas e testes (como os de gripe e dengue), acompanhamento de pacientes crônicos e prescrição farmacêutica para problemas menores. Essa tendência, impulsionada pela pandemia, transformou as farmácias em centros de saúde e bem-estar.

Portanto, abrir uma farmácia, especialmente uma franquia, é um excelente negócio. Na FarMelhor, estamos prontos para apoiar novos empreendedores com nossa experiência, infraestrutura e dedicação para garantir o sucesso de cada nova unidade.

Imagem: Envato



(*)Renan Reis
, CEO da FarMelhor