Comportamento
Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

As ferramentas de IA generativa estão ganhando cada vez mais espaço na busca por produtos online — especialmente entre os consumidores mais jovens.
De acordo com uma nova pesquisa realizada pela VTEX, quase metade (46%) dos consumidores já utilizou IA generativa para buscar produtos e ideias de presentes. E entre os que já fizeram esse uso, impressionantes 89% disseram ter achado útil para descobrir novas opções. O destaque vai para a Geração Z, com 70% dos respondentes usando a tecnologia para essas finalidades — o que mostra a forte adesão dos jovens a esse tipo de recurso.
Já os baby boomers se mostram mais divididos em relação às recomendações personalizadas feitas por IA: 32% acham úteis, enquanto outros 32% afirmam que não são úteis. Além disso, 25% dos boomers têm dificuldade para identificar quando a IA está presente nas experiências de compra, ao passo que 42% dos millennials dizem conseguir perceber com facilidade.
Você também usa ou já pensou em usar IA no varejo?
Queremos entender como essa tecnologia está mudando o comportamento de compra dos consumidores brasileiros. Participe agora da nossa pesquisa sobre o Uso de IA no Varejo!
Outro ponto importante revelado pela pesquisa é a falta de confiança das gerações mais velhas nas recomendações feitas por IA. Apenas 6% dos boomers clicariam com frequência em links ou sugestões geradas por IA, enquanto 35% dos millennials e 31% da Geração Z estão muito mais dispostos a interagir com esse tipo de recomendação. Ainda assim, 75% dos consumidores dessas duas gerações afirmam que provavelmente clicariam em sugestões feitas por IA.
Outros destaques da pesquisa incluem:
-
75% dos participantes notaram recomendações personalizadas com base no comportamento de compra, e 70% acharam essas recomendações úteis.
-
43% gostariam que a IA oferecesse ofertas e cupons personalizados, de acordo com seus hábitos de compra.
-
As mulheres relatam mais dificuldade em encontrar o tamanho ideal do que os homens: 49% das mulheres achariam útil se a IA previsse o melhor tamanho, contra 36% dos homens.
-
Quase metade (46%) da Geração Z gostaria que a IA previsse o tamanho ideal para reduzir devoluções, comparado a apenas 12% dos boomers.
A pesquisa online foi conduzida pela Dynata, a pedido da VTEX, em junho de 2025, com 1.000 adultos dos Estados Unidos.
Imagem: Envato
Informações: Zachary Russell para CSA