Comportamento

Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

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imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial

As ferramentas de IA generativa estão ganhando cada vez mais espaço na busca por produtos online — especialmente entre os consumidores mais jovens.

De acordo com uma nova pesquisa realizada pela VTEX, quase metade (46%) dos consumidores já utilizou IA generativa para buscar produtos e ideias de presentes. E entre os que já fizeram esse uso, impressionantes 89% disseram ter achado útil para descobrir novas opções. O destaque vai para a Geração Z, com 70% dos respondentes usando a tecnologia para essas finalidades — o que mostra a forte adesão dos jovens a esse tipo de recurso.

Já os baby boomers se mostram mais divididos em relação às recomendações personalizadas feitas por IA: 32% acham úteis, enquanto outros 32% afirmam que não são úteis. Além disso, 25% dos boomers têm dificuldade para identificar quando a IA está presente nas experiências de compra, ao passo que 42% dos millennials dizem conseguir perceber com facilidade.


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Outro ponto importante revelado pela pesquisa é a falta de confiança das gerações mais velhas nas recomendações feitas por IA. Apenas 6% dos boomers clicariam com frequência em links ou sugestões geradas por IA, enquanto 35% dos millennials e 31% da Geração Z estão muito mais dispostos a interagir com esse tipo de recomendação. Ainda assim, 75% dos consumidores dessas duas gerações afirmam que provavelmente clicariam em sugestões feitas por IA.

Outros destaques da pesquisa incluem:

  • 75% dos participantes notaram recomendações personalizadas com base no comportamento de compra, e 70% acharam essas recomendações úteis.

  • 43% gostariam que a IA oferecesse ofertas e cupons personalizados, de acordo com seus hábitos de compra.

  • As mulheres relatam mais dificuldade em encontrar o tamanho ideal do que os homens: 49% das mulheres achariam útil se a IA previsse o melhor tamanho, contra 36% dos homens.

  • Quase metade (46%) da Geração Z gostaria que a IA previsse o tamanho ideal para reduzir devoluções, comparado a apenas 12% dos boomers.

A pesquisa online foi conduzida pela Dynata, a pedido da VTEX, em junho de 2025, com 1.000 adultos dos Estados Unidos.

Imagem: Envato
Informações: Zachary Russell para CSA

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