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Alessandro Gil abre Wake Summit 2025 com palestra sobre comércio unificado

Na abertura do Wake Summit 2025, realizado nesta quarta-feira (10) no Expo Barra Funda, em São Paulo, o vice-presidente da Wake, Alessandro Gil, apresentou a palestra “O Futuro é Unificado”, destacando a consolidação da empresa e a evolução do conceito de unified commerce no varejo brasileiro.
Gil iniciou lembrando a trajetória da companhia desde sua criação. “A primeira a gente lançou a marca, o ano passado a gente fez o primeiro ano e hoje é só o segundo ano de uma marca que vem para durar e durar muito tempo”, afirmou.
Consolidação da Wake
Segundo o executivo, a Wake surgiu em 2023 a partir da LWSA, com a proposta de atender empresas que buscavam soluções tecnológicas mais sofisticadas. Dois anos depois, a companhia já soma mais de 600 sites de comércio eletrônico, 2 mil lojas físicas integradas e milhões de perfis segmentados em sua CDP (Customer Data Platform).
Gil ressaltou que a empresa se consolidou como um dos principais players do setor, com foco em eficiência e performance. Ele citou resultados obtidos pelos clientes da plataforma, como aumento médio de 18% na taxa de conversão, melhora de 42% no desempenho no PageSpeed do Google e 37% a mais de páginas indexadas no orgânico em relação à concorrência.
O vice-presidente também destacou o papel dos clientes na definição do roadmap da empresa. “Trimestralmente reunimos os nossos clientes para que eles ajudem a gente a escrever novas linhas de código e criar novas features para os nossos produtos”, disse. Durante o evento, a Wake promoveu uma edição ao vivo do Wake Evolution, programa em que clientes priorizam parte das novas funcionalidades.
O novo consumidor
Na palestra, Gil analisou o comportamento atual do consumidor e os desafios para o varejo. Citando a PwC, destacou que, em média, um consumidor tem 10 pontos de contato com uma marca antes de realizar uma compra, o que exige uma abordagem mais integrada. Ele lembrou ainda que as buscas por “melhor” têm crescido mais que as por “mais barato”, reforçando a necessidade de conexão das marcas com seus públicos.
Para responder a esse cenário, o executivo apontou três pilares estratégicos: inteligência artificial, omnicanalidade e eficiência. Segundo ele, “80% dos varejistas até 2026 vão usar hiperpersonalização através de inteligência artificial” . No caso da omnicanalidade, citou que 86% do crescimento do varejo nos próximos cinco anos deve vir de operações com esse perfil, segundo o Google. Já a eficiência foi definida como um fator crucial para a competitividade, englobando desde otimização de estoques até checkouts mais rápidos.
Comércio unificado
Gil defendeu que o futuro do setor está no comércio unificado, conceito que vai além da simples integração entre lojas físicas e e-commerce. “O futuro não é físico ou digital. O futuro é unificado”, afirmou.
Ele explicou que a estratégia da Wake combina um OMS para gestão de estoques, uma CDP robusta para personalização e ferramentas de inteligência artificial que reduzem fricções na implementação de projetos. Como exemplo, citou o CRM desenvolvido para vendedores, no qual 95% do código foi gerado por IA.
Segundo o executivo, a meta é ampliar a personalização com inteligência artificial também nas lojas físicas até o fim do ano e evoluir na alocação de estoques de forma inteligente.
Encerramento
Ao concluir a palestra, Gil ressaltou o compromisso da Wake em apoiar os varejistas na transformação digital. “No fim do dia, o que a gente quer é gerar mais oportunidade, estar mais próximo dos nossos clientes, trazer mais inovação, com mais tecnologia e mais performance para que o negócio de vocês seja mais eficiente”, declarou.
Imagem: Central do Varejo